Cúpula do Clima: debates focam em financiamento e transição energética

tH19RbSzB1uwRCwp6a4ga4Xe.webp

A Cúpula do Clima em Belém (PA) terá como temas centrais dos debates o financiamento da preservação das florestas tropicais, como a Amazônia, e a transição energética. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 7 de novembro e já conta com 143 delegações confirmadas.

Durante a Cúpula, líderes mundiais, ministros e representantes de organizações internacionais devem discutir o enfrentamento da crise climática. Além disso, as discussões abordarão a transição energética justa e sustentável, assim como a conservação das florestas e da biodiversidade.

Conforme o portal oficial da COP no Brasil, o encontro entre as autoridades não possui caráter deliberativo. O objetivo é alinhavar compromissos e preparar as negociações que serão realizadas ao longo da COP30.

Os principais temas do Brasil no evento foram apresentados em 31/10 pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pelo presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, pela secretária de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, a CEO da COP30, Ana Toni, e pelo embaixador Maurício Lyrio, em Brasília (DF).

A Cúpula foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa um marco importante no processo de mobilização e diálogo internacional sobre a agenda climática, antes da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

A programação da Cúpula do Clima inclui a Plenária Geral dos Líderes, que contará com discursos de chefes de Estado e representantes de organismos internacionais, além de sessões temáticas presididas pelo presidente Lula, dedicadas a temas como: Clima e Natureza: Florestas e Oceanos; Transição Energética; e Dez anos do Acordo de Paris: NDCs e Financiamento. O evento será realizado no Parque da Cidade, na capital paraense.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

O programa também prevê o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que reunirá países com florestas tropicais e investidores. O mecanismo tem o objetivo de viabilizar o financiamento para a preservação das florestas tropicais.

COP30

A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro, também em Belém. No evento global, os participantes discutirão os principais desafios e compromissos para enfrentar as mudanças climáticas.

]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top