Os donos da casa, aos poucos, conseguiram tirar vantagem do campo e assustaram: primeiro, Matheuzinho quase marcou com um chute na entrada da área desviado, e depois Cássio teve que se esforçar em dois lances seguidos de bola levantada na área.
O Cruzeiro melhorou pouco antes do intervalo e acertou a trave já nos 40 minutos. Matheus Pereira cruzou para Kaio Jorge, que finalizou em cima da defesa. A rebatida sobrou para o zagueiro Villalba, que acertou o travessão.

O confronto ganhou uma lesão grave com direito a cartão vermelho em um lance envolvendo o lateral Jamerson e o meia Eduardo. O jogador do Vitória tentava sair da marcação pela esquerda e foi atingido de forma violenta pelo cruzeirense, que foi expulso pela arbitragem. A ambulância precisou entrar em campo, e o jogo foi paralisado por quase dez minutos para atendimento médico.
Mesmo em desvantagem numérica, o Cruzeiro voltou para o 2º tempo mais ofensivo — já com Bolasie no lugar de Kaio Jorge. William, com um chute de fora da área, e Matheus Pereira, em uma cobrança de falta, tentaram, mas erraram o alvo.
A chuva, no entanto, aumentou e reduziu as oportunidades de gol. As bolas altas retornaram como uma estratégia das equipes nas tentativas finais, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final.