O Cruzeiro está na final do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. Neste domingo (31), as Cabulosas perderam por 2 a 1 para o Palmeiras na Arena Independência, em Belo Horizonte, mas se beneficiaram da vitória por 3 a 1 no último fim de semana, na Arena Barueri, para alcançarem a decisão pela primeira vez. A TV Brasil transmitiu a partida ao vivo.
As mineiras enfrentarão o Corinthians, que eliminou o São Paulo na outra semifinal. O primeiro jogo será no próximo domingo (7), em São Paulo. Por ter tido uma melhor campanha, a Raposa será mandante na partida de volta, marcada para o dia 14. Ambas as equipes finalistas têm vaga assegurada na Libertadores do ano que vem.
O Palmeiras precisou balançar as redes duas vezes para conseguir abrir o placar. Aos 18 minutos, Soll foi lançada na área pela volante Diany e tocou na saída da goleira Camila Rodrigues. Contudo, a jogada foi anulada por impedimento. O VAR foi acionado e confirmou a decisão da arbitragem após quase cinco minutos de análise.
Nos acréscimos, as palestrinas finalmente inauguraram o marcador. Aos 47, Diany cobrou escanteio pela esquerda, a zagueira Poliana cabeceou quase na pequena área e Camila Rodrigues, que estava na trajetória da bola, deixou-a passar entre seus braços.
O empate do Cruzeiro ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo. A zagueira Isa Haas lançou, a lateral Isabela escorou para dentro da área e a atacante Marília desviou na saída da goleira Kate Tapia. Aos 34, Byanca Brasil cobrou falta pela direita e Isa Haas, livre, completou para o gol, por cobertura. Poderia ter sido o gol do alívio das Cabulosas, mas a jogada foi invalidada pelo VAR por impedimento da jogadora celeste.
Aos 40 minutos, veio a resposta do Palmeiras com Amanda Gutierres. A artilheira do Brasileirão chutou forte de fora da área para recolocar o Palmeiras à frente no placar, marcando seu 17º gol na competição. Nos minutos finais, as palestrinas pressionaram atrás do gol que poderia levar o duelo para os pênaltis. As Cabulosas, entretanto, contiveram o ímpeto das paulistas e comemoraram a vaga inédita na final diante de 15.533 torcedores na Arena Independência.
Brabas na decisão
Na outra semifinal, o Corinthians empatou com o São Paulo por 2 a 2 no Canindé. As Brabas tinham se saído melhor na partida de ida, há uma semana, no Pacaembu, também na capital paulista, ao vencerem por 2 a 0. Esta é a nona final seguida das Alvinegras, que buscam seu sétimo título, sendo o sexto consecutivo.
O Timão abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, com a zagueira Mariza, após uma sobra de escanteio que a goleira Carlinha afastou parcialmente. Aos 35, Serrana foi lançada pela esquerda e cruzou rasteiro na área para a meia Aline Milene, que bateu de primeira e igualou o jogo. Seis minutos depois, a meia Jaqueline recebeu na direita e cruzou para a atacante Andressa Alves, que, de cabeça, recolocou as Alvinegras à frente.
Nos acréscimos, a meia Vic Albuquerque derrubou a atacante Crivelari na área. A penalidade foi marcada, mas Bruna Calderan não conseguiu aproveitar. A lateral cobrou no canto esquerdo e a goleira Nicole fez a defesa. O São Paulo conseguiu igualar aos 17 minutos da etapa final, com a atacante Isa tocando na saída de Nicole, mas isso não foi suficiente.