
A 44ª edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) proporcionou um espaço privilegiado para a genética bovina, com a realização de cinco leilões oficiais de grande importância no Parque de Exposições Dandãezinho, em Boa Vista. Os eventos, organizados na Arena do Leilão, atraem criadores, investidores e compradores de diversas partes do Brasil.
Ao todo, mais de 200 animais de alta qualidade genética, das raças Nelore, Sindi e Tabapuã, estão sendo leiloados, conduzidos por fazendas e grupos líderes no Brasil.
A previsão é que os leilões movimentem mais de R$ 5 milhões em negociações diretas e indiretas.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, enfatizou que os leilões da Expoferr são essenciais para fortalecer o agronegócio de Roraima. “Essa é uma chance de impulsionar a nossa pecuária. O Governo de Roraima está comprometido em apoiar iniciativas que promovam a modernização e competitividade da produção, garantindo mais desenvolvimento e renda para os produtores e suas famílias”, destacou o vice-governador.
O coordenador de leilões da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Teylor Filgueiras, mencionou que, além de impulsionar a economia, os leilões têm promovido o aprimoramento genético dos rebanhos e ampliado o acesso dos criadores locais a novas tecnologias e mercados.
“Esses eventos fortalecem a confiança dos produtores e atraem novos investidores para verificar a qualidade genética que Roraima tem desenvolvido nos últimos anos. A expectativa é superar resultados anteriores e solidificar a Expoferr Show como o maior evento de negócio agropecuário da região Norte”, afirmou.
O destaque do dia 5 foi o leilão Joias do Chicão, promovido pelo Grupo São Pedro, que apresentou 40 lotes de gado Nelore. Segundo Virgílio Júnior, um dos organizadores, o leilão oferece o que há de melhor que o grupo tem para a Expoferr.
“Os animais apresentados são fruto de um trabalho sólido de melhoramento genético, reforçando a credibilidade dos criadores e a confiança dos compradores. Esperamos um leilão de alto nível, com excelente participação e boas médias de venda”, avaliou.
O pecuarista Marcelo Araújo, que veio de Uberaba, Minas Gerais, foi um dos interessados em adquirir um dos lotes do leilão. Ele destacou a importância do investimento em melhoramento.
“Leilões como este, promovido na Expoferr Show 2025, evidenciam que a pecuária no Norte do Brasil está avançando. Estou em busca de animais prontos para acelerar o desenvolvimento das minhas fazendas e melhorar a qualidade do meu rebanho”, afirmou.
Na quinta-feira, dia 6, ocorrerá o Leilão Amigos da Genética, organizado pela Roraima Leilões e conduzido por Lucas Pontel, com 38 reprodutores e cinco matrizes prenhes das raças Nelore e Sindi. Para o leiloeiro, a qualidade do rebanho apresentado é um reflexo do progresso da pecuária no Estado.
“Nossa expectativa é uma das melhores, já que estamos observando uma alta no preço da arroba do gado, o que motiva ainda mais os produtores a buscar animais melhoradores para aprimorar o que já é bom em suas propriedades”, adiantou Pontel.
Outros leilões
A programação teve início na terça-feira, 4, com o Leilão Fazenda Toscana, conduzido pelo criador Aluízio Vieira, que ofereceu 40 lotes da raça Nelore.
Na quinta-feira, 6, a Fazenda Laguna, da produtora Juliana Defanti, apresentou 45 lotes de Nelore selecionados pela sua produtividade e qualidade genética.
Encerrando a série, no sábado, 8, será realizado o esperado Leilão Tabapuã FIG, de Luiz Figueiredo, com 45 lotes da raça Tabapuã, reconhecida pela rusticidade, docilidade e excelente desempenho na produção de carne. O evento promete atrair um grande público e alto interesse pelos animais oferecidos.
Expoferr Show 2025
Reconhecida como a maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) acontece entre os dias 4 e 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174, sentido Norte, na zona Rural de Boa Vista.
Pela primeira vez, o evento é promovido pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas visitem a feira e que o volume de negócios alcance R$ 1 bilhão durante os cinco dias do evento.
A Exposição-feira contará com a apresentação de 36 artistas locais, na Arena do Rodeio e no Espaço da Cultura Local, além de oito artistas nacionais. Após as apresentações de Taty Girl, Murilo Huff e Natanzinho Lima, subirão ao palco Forró Anjo Azul (06/11), João Gomes e Manu Bahtidão (07/11), Zé Felipe e Pablo (08/11).
Por Winicyus Gonçalves
Foto: William Roth




