A Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário acontece nesta sexta-feira, dia 5, ao longo de todo o dia, com foco na sensibilização, nos debates e em ações concretas para o avanço do meio rural. Promovido pela Prefeitura de Boa Vista na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o evento adota como tema central “Brasil Rural: Raiz da Vida; Fonte do Bem Viver”.
Produtores rurais, representantes de entidades, gestores públicos e membros da sociedade civil se reúnem para debater políticas públicas que fortaleçam o campo. Segundo o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, o objetivo é construir propostas que valorizem a agricultura familiar, incentivem a produção sustentável, gerem renda e promovam inclusão social nas áreas rurais.
“Debateremos propostas que contribuam para um futuro mais promissor no campo. Entre os temas estão o acesso à terra e à água, a implementação de políticas públicas para ampliar a produção, a fixação das famílias no meio rural para evitar o êxodo e garantir a sucessão familiar. São várias pautas que buscaremos consensos para encaminhar à Conferência Nacional, prevista para o próximo ano”, disse.
Famílias que vivem no campo
O diálogo entre os participantes reforça o compromisso com um desenvolvimento equilibrado, que preserva o meio ambiente e valoriza quem vive e trabalha no campo. Moradora do P.A. Nova Amazônia, na região do Truaru, Antônia Mourão cultiva maxixe, pimenta, batata-doce, cheiro-verde, quiabo, banana, mamão, milho e goiaba com o apoio da Prefeitura de Boa Vista.
“Estou muito contente em participar desta conferência, pois acredito que trará benefícios para nós, produtores da agricultura familiar. Aqui vamos elaborar um documento que aponta as necessidades da nossa comunidade. Acho excelente essa iniciativa da prefeitura, que nos abre uma porta para receber apoio e ser ouvida novamente”, contou.
Ao término do evento será elaborado um relatório com até 30 propostas — sendo obrigatório apresentar, no mínimo, quatro de cada eixo temático e uma de cada eixo transversal — e eleita a delegação municipal, composta por 10 delegados titulares e cinco suplentes, que seguirá para a etapa estadual. Debates sobre políticas públicas para o meio rural ocorrem em todo o país.
Cinco eixos temáticos da conferência:
Papel da Agricultura Familiar frente às mudanças climáticas
Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar
Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território
Cidadania e o Bem Viver
Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.




