Condutores precisam dar prioridade a veículos de emergência no trânsito

motoristas devem ceder espaco para viaturas de emergencias no transito fernando oliveira secomrr 5.j

Garantir espaço para a passagem de veículos de emergência é uma norma fundamental no trânsito. Impedir a circulação desses veículos pode colocar em risco a vida de quem necessita de atendimento urgente, seja em acidentes, incêndios, afogamentos ou outras situações emergenciais.

O capitão André França, comandante da Companhia de Combate a Incêndio do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), informou que os veículos de emergência enfrentam dificuldades para transitar em ocorrências.

“A situação se complica especialmente nos horários de pico. Porém, temos ruas e avenidas largas, por isso pedimos a compreensão dos motoristas para facilitar o trânsito das viaturas de emergência”, afirmou o capitão França.

Ele orienta os condutores a, ao avistarem viaturas de emergência com sirenes e luzes intermitentes (giroflex) ligadas, entenderem que esses veículos precisam avançar rapidamente até o local da ocorrência.

“Os motoristas devem direcionar os veículos para a direita da via, liberando o corredor e a faixa da esquerda para que as viaturas possam passar de forma segura e rápida”, explicou o comandante.

O capitão alerta que, durante o deslocamento para atendimentos, os veículos de emergência têm preferência para avançar o sinal vermelho, algo que não se aplica aos veículos comuns.

“Temos essa preferência, sempre com atenção e cuidado, mas é necessário justificar posteriormente a ultrapassagem. Já os motoristas devem apenas mover seus veículos para a direita, sem avançar o sinal vermelho”, orienta o capitão.

O comandante também lembrou que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), nos artigos 189 e 192, prevê multa, perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até suspensão do direito de dirigir para aqueles que não derem passagem às viaturas de emergência.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top