Com o tema “Erradicação do Trabalho Infantil e o Papel do Conselho Tutelar”, o Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) promoveu nesta segunda-feira, 30, a sua 7ª reunião bimestral, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de Junho). Os “minis membros” aprenderam, de forma lúdica e didática, e elaboraram propostas para uma cidade ideal segundo a visão dos pequenos.
Na reunião, as crianças conheceram o trabalho de duas instituições municipais que atuam na prevenção dessa prática, o Conselho Tutelar e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Com uma apresentação teatral de bonecos, palestras e brincadeiras, o comitê entendeu o que caracteriza o trabalho infantil, formas de denúncia (Disque 100 e Disque BV 156), direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), programa Jovem Aprendiz e muito mais.
.jpg)
Ao final, as crianças participaram de um circuito, onde venceu o grupo que elaborou o maior número de propostas. Para a coordenadora da 7ª reunião, Karol Souza, o tema da reunião é de extrema importância para a formação dos futuros cidadãos de Boa Vista.
“Nosso objetivo é que as crianças conheçam seus direitos e deveres, levando todo o conhecimento adquirido aqui a outros ambientes, como em casa e na escola, sensibilizando familiares e outras crianças. Além disso, também queremos estimular para que elas reflitam e pensem em ações que visem uma cidade mais segura e acolhedora para toda a população, especialmente as crianças”, afirmou.

Boa Vista pra frente aos olhos das crianças
Com os conhecimentos adquiridos nessa manhã, o “mini membro” Arthur do Vale, de 8 anos, já tem uma proposta em mente para combater o trabalho infantil.
.jpg)
“Gostei muito dessa reunião. Já tenho uma proposta para o prefeito. Acho que Boa Vista deve construir mais praças, assim nenhuma criança poderá trabalhar, apenas brincar”, disse.
Ana de Fátima, de 7 anos, também participou e ficou encantada com as atividades realizadas na reunião do comitê. A pequena se divertiu e aprendeu bastante.

“Achei muito legal, principalmente o teatro de bonecos. Aprendi muitas coisas. Uma delas é que as crianças não podem trabalhar, apenas ajudar em casa, como arrumar o quarto e brincar. Entendi que não podemos sair da escola para trabalhar”, completou.
SOBRE O COMITÊ – O Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) é um órgão consultivo que visa dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas e demandas relacionadas à cidade.
Foi instituído em 2023, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, conforme estabelecido pelo decreto municipal nº 116/E, de 19 de setembro de 2023.
O comitê é composto por 24 crianças, de forma paritária entre meninos e meninas, e é renovado a cada 2 anos. O grupo é composto por crianças de todas as áreas da cidade (Zona Norte, Zona Sul, Centro, Zona Oeste, Zona Leste e Zona Rural e Indígena) e inclui crianças com deficiência. Os encontros acontecem a cada 2 meses com diferentes temáticas.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR