Seminário Agroenergia acontece na terça (26), em Brasília
O agro é um dos principais setores da economia capaz de contribuir com a transição energética brasileira por meio do fornecimento de matéria-prima para produção de biocombustíveis.
É nesse contexto que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa Agroenergia e FGV Bioeconomia promovem na próxima terça (26), o Seminário Agroenergia – Transição Sustentável: Edição Biogás e Biometano, para debater com especialistas os desafios e oportunidades do setor no processo de descarbonização do país.
“A produção de biogás e biometano, a partir de resíduos e coprodutos da agropecuária, representa uma das soluções mais consistentes para avançarmos na descarbonização da matriz energética. Além de reduzir emissões, esses biocombustíveis oferecem segurança energética, diversificação de fontes e novas oportunidades de renda para o produtor rural”, afirma Eduarda Lee, assessora técnica da CNA.
A programação será aberta com a palestra magna “Biogás e Biometano: oportunidades para a agroenergia e descarbonização do Brasil”, com Tiago Santovito, diretor-executivo da ABiogás.
Em seguida haverá o painel “Biogás e Biometano: inovação e integração com o agro”, onde os participantes conhecerão soluções e tendências do setor apresentadas por Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves; Alessandro Gardemann, da Geo biogas&carbon; e Felipe Marques, do CIBiogás.
O seminário também destacará cases de sucesso no painel “Transformando energia”, com experiências da Cocal e da Primato Cooperativa Agroindustrial.
O encerramento contará com a palestra “Perspectiva global sobre biogás e biometano: caminhos para a COP 30”, ministrada por Guilia Ceccarelli, chefe de Assuntos Externos da World Biogas Association (WBA), que abordará as perspectivas internacionais para o setor e a posição estratégica do Brasil na agenda global de energia sustentável.
Para ver a programação completa e fazer a inscrição, acesse
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/Senar