No dia 16 de abril, a Creche Senador Hélio Campos se transformou em um ambiente encantador e educativo durante a terceira edição do Chá Literário. O evento reuniu alunos, pais e responsáveis para uma manhã dedicada à literatura infantil, repleta de apresentações teatrais, contação de histórias musicais, desfile de fantasias, atividades artísticas e distribuição de lembranças. Essa celebração foi realizada em homenagem ao Dia nacional do Livro Infantil.

Além de promover o hábito da leitura desde os primeiros anos, o chá Literário também fortaleceu o envolvimento das famílias com a escola, criando laços afetivos e memórias duradouras. Um dos momentos mais marcantes foi a participação entusiástica dos pais que se fantasiaram junto aos filhos, mergulhando no mundo mágico das histórias infantis.
Famílias compartilhando experiências literárias
A pequena Luna, com apenas 3 anos, apareceu vestida como Branca de Neve ao lado da mãe Carolina Branco (que se fantasiou como rainha Má) e do pai Braw (como o anão Soneca). A mãe expressou quão significativa foi essa experiência para todos.

“A criança sente-se valorizada quando percebe que os pais estão dedicando tempo a ela.Nós nos empenhamos muito na confecção da fantasia; ela participou ativamente desse processo criativo. É lindo observar seu envolvimento e como isso estreita seus laços com a escola”, afirmou Carolina.

O casal José Marian e Dariana Duerto também participou ativamente com sua filha Tatiana vestida inspirada no clássico brasileiro “Sítio do Picapau Amarelo”. Enquanto José se vestiu como Visconde e Dariana optou por Cuca.

“passamos horas costurando as fantasias juntas! Ela ficou radiante! Isso não só reforça nosso vínculo familiar mas também aproxima ainda mais dela as experiências escolares”, compartilharam os pais.
A relevância da leitura desde cedo
Lourdes Santos, gestora da creche mencionou que essa iniciativa já faz parte integral do currículo pedagógico da instituição: “A cada ano notamos um aumento significativo na participação das famílias neste evento especial.” Segundo Lourdes: “As crianças pequenas já possuem uma percepção inicial sobre o mundo; elas reconhecem imagens familiares ou personagens conhecidos nas histórias contadas.” Isso torna cada interação rica em aprendizado.