Exibido na noite do último domingo (15), o quinto episódio da temporada de estreia de O Cavaleiro dos Sete Reinos terminou entre glória e tragédia. Nele, o público acompanhou o desfecho do Julgamento dos Sete, um duelo decisivo que definiu o destino de Sir Duncan e alterou o rumo de Westeros.
Grande parte disso se deve ao envolvimento de Baelor Targaryen na disputa, em que ele luta ao lado do protagonista. Embora a princípio tudo pareça terminar bem, não demora até que o personagem sofra um destino trágico, mudando por completo a linha de sucessão de Westeros. Cuidado com maiores spoilers deste ponto em diante.
smart_display
Vídeos em destaque
De que forma O Cavaleiro dos Sete Reinos alterou a linha de sucessão em Westeros?
Reputado por sua grande habilidade nos torneios — que lhe rendeu o apelido de “Quebralanças” — Baelor era o filho mais velho de Daeron II, rei de Westeros na época em que se passa O Cavaleiro dos Sete Reinos. Mesmo tendo herdado os cabelos castanhos de sua mãe, Myriah Martell, ele era, por direito de sangue, o herdeiro do trono.
- Embora tenha sido consagrado um dos vencedores do Julgamento dos Sete, Baelor sofreu um ferimento mortal desferido por seu irmão Maekor;
- Mesmo com Maekor admitindo a culpa, isso não o torna o herdeiro direto do trono. Como quarto filho de Daeron II, suas chances de ascender eram reduzidas;
- Esse direito passa a Vallar, único filho de Baelor. No entanto, o jovem morre durante uma praga que também leva seu irmão Matarys e o próprio rei Daeron II;
- Dessa forma, Aerys, irmão de Baelor e Maekor, assume o trono. Sem filhos, ele aponta Rhaegor (outro irmão) como seu sucessor;
- Mais adiante, Rhaegor também ocupa o trono, fazendo de seu filho Aelor o próximo na linha.
Considerando o quão cruel é o reino de Westeros, o reinado de Rhaegor também é breve: ele morre engasgado com uma torta. Dois anos depois, Aelor morre em um acidente provocado por sua esposa, irmã e sucessora Aelora que, atormentada pelo luto, tira a própria vida. Só depois desses acontecimentos Maekor sobe ao trono, por falta de alternativas mais imediatas.
A série brinca com a linha sucessória
Quando a ação de O Cavaleiro dos Sete Reinos se passa, nenhuma das etapas dessa sucessão complicada e cheia de reviravoltas ocorre. A temporada 1 termina com Vallar como o próximo sucessor do Trono de Ferro, após a morte infeliz e muito lamentada de Baelor.
)
No entanto, uma cena que existe na série, mas não nos livros, antecipa toda a questão sucessória. Ao falar com uma vidente, Egg recebe a informação de que será rei no futuro, mas que sua vida terminará em chamas — algo que o jovem escudeiro vai demorar décadas para compreender.
Se a próxima temporada seguir os eventos dos contos de George R.R. Martin, o público deve testemunhar, de forma indireta, as consequências da grande praga que atinge o mundo. Ainda assim, Dunk e Egg estarão em regiões distantes da doença, embora não estejam necessariamente livres dos perigos que ameaçam suas vidas.
Participe nas redes do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e também no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries conosco!




