Os guardas municipais do Canil atuam na proteção de pessoas e do patrimônio público, contando com o apoio de parceiros de quatro patas: Luke, Thanos, Luna, Kratos, T-Rex e Pandora. São exemplares da raça Pastor Belga Malinois, reconhecida pela inteligência e agilidade. Criada em 2007, a equipe é formada por 22 GCMs e está vinculada ao Grupamento Tático Municipal (GTAM).
“O CANIL tem papel essencial no policiamento ostensivo da instituição, especialmente em ocorrências que envolvem armas, assaltos ou situações de alto risco. Os cães realizam buscas e detectam substâncias ilícitas, aumentando a eficácia das operações”, ressaltou o inspetor Gilberto Lopes.
Além das operações, a relação entre condutor e cão é apontada como um alicerce para o êxito das missões. A guarda municipal Magali Rosendo Costa, que integra a guarnição e possui formação em adestramento, destaca a importância dos treinamentos diários.
“Normalmente cada dupla treina pela manhã, quando a temperatura é mais amena, preservando a saúde do animal. Esses exercícios fortalecem o vínculo entre condutor e cão. Com essa sintonia, as ações tornam-se muito mais eficazes”, explicou.
Os cães também participam de atividades promovidas pela Prefeitura de Boa Vista, como o projeto “Prefeitura com Você”. Nesses momentos, realizam demonstrações de obediência e simulações de patrulhamento, encantando crianças e adultos.
Formação especializada – Em novembro, quatro guardas municipais concluíram o Estágio de Condutor de Cães de Guerra, realizado pela Base Aérea de Boa Vista. Com 31 dias de duração, o curso capacitou os agentes em técnicas avançadas de adestramento, guarda e proteção, psicologia canina, normas de segurança e faro para detecção de entorpecentes.
Participaram do estágio as guardas 3ª Classe Hadassa Said, André Negreiros, Ângelo Adona e Francivaldo Penha. O aprendizado já está sendo aplicado no adestramento dos cães do Canil da GCM, reforçando a atuação do grupamento.




