CAMPANHA EDUCATIVA: Polícia Civil promove ação sobre violência e importunação sexual contra mulheres

13 de fevereiro de 2026

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Polícia Civil de Roraima (@policiacivilderoraima)

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do PCE (Plantão Central Especializado), realizou, na manhã desta quinta-feira, 12, uma campanha educativa com foco na prevenção da importunação sexual e de outras formas de violência contra a mulher, durante o período carnavalesco. A ação integra a campanha “O carnaval tem máscara. A violência, não. A festa não suspende a lei.”

A iniciativa contou com a participação do delegado-geral adjunto Jimmy Santana; da diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), Jaira Farias; e das delegadas da Deam, Carla Gabriela Paulain e Caroline Huppes.

Durante a ação, os policiais realizaram a “Blitz do Respeito – Carnaval sem Violência”, orientando a população sobre a prevenção de crimes, especialmente aqueles relacionados à violência contra a mulher no período festivo. A atividade contou com o apoio do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

De acordo com a diretora do DPE, Jaira Farias, a iniciativa integra um conjunto de medidas preventivas desenvolvidas pela instituição. Ela destacou que crimes como importunação sexual, ameaça e assédio sexual tendem a se intensificar nesse período e precisam ser combatidos por meio da informação e da conscientização.

“O objetivo é informar e orientar a sociedade sobre a violência praticada durante o carnaval. Violência não é brincadeira, não faz parte da festa e é crime. Vamos celebrar com respeito. Estamos juntos nessa luta de conscientização e informação para evitar que mulheres sofram qualquer tipo de violência”, afirmou.

Para a delegada da Deam, Carla Paulain, o tema da campanha reforça o posicionamento institucional e a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de celebrar o carnaval com responsabilidade.

“Queremos mostrar que a sociedade precisa caminhar conosco. O grande tema da campanha é que o carnaval tem máscara, mas a violência não. Isso significa que ninguém está escondido atrás de um crime”, ressaltou.

A delegada Caroline Huppes enfatizou que medidas simples de autoproteção também contribuem para um carnaval mais seguro.

“É importante adotar cautelas simples, como evitar locais escuros ou isolados, estar acompanhada de pessoas de confiança, planejar o retorno para casa e redobrar a atenção com o consumo de bebidas alcoólicas. Ao usar transporte por aplicativo, confira os dados do motorista e compartilhe a rota. Se algo parecer errado, afaste-se e denuncie para que possamos agir”, orientou.

O delegado-geral adjunto da PCRR, Jimmy Santana, acompanhou os trabalhos e reforçou a importância de denunciar imediatamente qualquer tipo de crime e buscar apoio das forças policiais.

A blitz educativa também foi realizada em outros pontos da cidade: terminal de ônibus urbano e o Centro Comercial Caxambu, reforçando a mensagem de que crimes contra a dignidade sexual são punidos por lei.

SECOM RORAIMA

JORNALISTAS: Melissa Gomes e Sandra Lima

FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top