Um mutirão de cirurgias de hérnia foi realizado em Rorainópolis, com 20 procedimentos efetuados no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto. Outras 50 intervenções foram realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
No município localizado no sul do Estado, foram atendidos pacientes que aguardavam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Roraima, essa ação teve início nessa segunda‑feira, 8.
As cirurgias foram realizadas com o apoio de cirurgiões voluntários da Sociedade Brasileira de Hérnia, que também promoveram a qualificação dos profissionais das unidades de saúde.
O diretor do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, Natã Freire, ressaltou a relevância da iniciativa tanto para os pacientes quanto para o fortalecimento da equipe médica local.
“Fizemos cirurgias de hérnia juntamente com cirurgiões que vieram de fora de Roraima. Os profissionais realizaram procedimentos por videolaparoscopia e cirurgias com anestesia local, aplicando técnicas novas que nunca haviam sido utilizadas aqui em Rorainópolis”, afirmou o diretor‑geral do hospital, Natã Freire.
A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde para reduzir as filas de cirurgias eletivas, ampliar o acesso aos serviços de saúde no interior e promover a qualificação contínua dos profissionais da rede estadual, garantindo um atendimento mais moderno, seguro e humanizado à população.
“Estamos muito satisfeitos com esses procedimentos. Esse trabalho contribui de forma significativa, além de capacitar nossos médicos com novas técnicas e aperfeiçoar o atendimento prestado”, ressaltou o diretor.




