Skip to content

Caer mantém fiscalizações diárias para conter crimes de furto de água

1580fc238d1840b9a67d65958b9efcd2

Para coibir as práticas de furto de água, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) realiza fiscalizações diárias em toda a capital para identificar bypasses, conhecidos popularmente como “gatos de água”.

Fiscalizacao com Georadar 2

As fiscalizações executadas pelas equipes da DGH (Divisão de Gestão de Parque de Hidrômetros) da Caer são realizadas por meio do equipamento georadar, que facilita a identificação do local, diminui custos e evita escavações desnecessárias.

De 2019, até maio de 2024, foram identificadas 7.290 ligações irregulares, entre ligações sem registros do imóvel junto à companhia e ligações clandestinas (gatos de água).

Conforme o presidente da Caer, James Serrador, as equipes da Caer trabalham de forma intensiva para identificar fraudes e regularizar situações de registro de imóveis.

“Só na atual gestão foram identificadas 3.490 ligações sem registro e mais 3.800 ligações clandestinas que geralmente são realizadas em imóveis que já possuem débitos altos com a companhia”, destacou Serrador.

As equipes também fiscalizam manipulações no cavalete de água; perfurações no medidor de consumo e interferências no hidrômetro, como rompimento dos lacres ou danos ao aparelho.

“Enquanto a maioria da população paga o consumo de água e está em dia com sua conta, algumas pessoas ignoram a lei e cometem crimes contra o patrimônio, furtando água da rede de abastecimento e ocasionando prejuízo para toda sociedade”, frisou o presidente.

A infração causada propositadamente com o intuito de distorcer o real consumo de água é considerada uma prática criminosa, furto qualificado, prevista no Código Penal Brasileiro (art. 155, §§ 3º e 4º, II) e pode dar cadeia, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

“É importante destacar que é responsabilidade do proprietário do imóvel manter a ligação de água regularizada junto à Caer. Se o infrator não colaborar com esse processo, é registrado um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil para investigar o furto”, explicou o presidente.

Consumidores devem regularizar situação na companhia

Toda vez que uma fraude é encontrada, uma notificação da Caer é entregue informando o caso específico. Com esse documento em mãos, o morador notificado deve seguir as orientações de adequação da concessionária, para garantir a ligação adequada.

Os custos para a regularização da ligação de água incluem a instalação ou substituição do hidrômetro e despesas administrativas da concessionária, que varia de acordo para o tipo de categoria e multa.

As denúncias de furto de água podem ser realizadas pelo WhatsApp (95) 98406-3819.

Fonte: Governo RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top