Caer compra bombas de alta potência para fortalecer o sistema da lagoa de estabilização

Novas Bombas para a Lagoa de Estabilizacao Ascom Caer 2

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) recebeu, nesta sexta-feira (12), duas bombas submersíveis de 350 CV cada. Os equipamentos serão instalados na lagoa de estabilização de Boa Vista.

As bombas, adquiridas para reforçar o sistema de esgotamento sanitário da capital, envolveram um investimento de R$ 2 milhões e fazem parte das ações do Governo de Roraima, por meio da Caer, para expandir e aprimorar a coleta e o tratamento de esgoto em Boa Vista.

A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizangela Rodrigues, informou que as novas unidades serão responsáveis por receber os efluentes provenientes de todo o sistema de coleta de esgoto do município.

“Atualmente, o sistema de coleta de esgoto conta com 44 estações elevatórias, três lagoas de estabilização, cerca de 45 mil poços de visita (PV) e mais de 1 milhão de metros de rede coletora, atendendo 76.857 residências”, explicou Elizangela.

Segundo a diretora, as duas bombas da marca KSB representam um investimento estratégico do Governo do Estado para aumentar a eficiência do saneamento. “Elas vão possibilitar que o esgoto chegue à lagoa de estabilização com maior rapidez e segurança, evitando transtornos à população”, acrescentou.

Em 2008, Boa Vista dispunha de 259 km de rede de esgoto e 6.267 ligações domiciliares. Em setembro de 2020 foi entregue a quarta etapa da rede de esgotamento sanitário, beneficiando milhares de moradores.

Essa quarta etapa da obra, orçada em R$ 135 milhões, foi executada por meio de convênio com o Ministério das Cidades. O Governo de Roraima já estuda a apresentação do projeto da 6ª etapa, que permitirá alcançar 100% de cobertura da rede de esgoto na capital.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top