Skip to content

BV JUNINA 25 ANOS – Maiara e Maraisa fazem sua estreia no Maior Arraial da Amazônia, com público de 150 mil pessoas.

b22ccd2cf65768de6a6400fdc3437a76

O Boa Vista Junina chegou ao fim neste domingo, 8, marcando uma edição histórica que comemorou com esplendor os 25 anos de tradição, arte e cultura popular, reunindo 323 mil pessoas durante as seis noites de festividades. Mais que uma festa, o evento reforçou seu papel como um símbolo da identidade roraimense e da força das manifestações nordestinas no Maior Arraial da Amazônia.

A programação encantou pessoas de todas as idades, transformando o arraial em um verdadeiro palco da cultura popular. Em cada passo das danças, nas cores das vestimentas, nos ritmos das bandas, e até no sabor com o novo recorde da Maior Paçoca do Mundo, pulsaram a alegria, o pertencimento e a força de um povo que mantém viva a chama das festas juninas em Boa Vista.

54576723983 0ae652f2d8 k%20(1)
A programação encantou pessoas de todas as idades, transformando o arraial
em um verdadeiro palco da cultura popular

O prefeito Arthur Henrique destacou que nesta edição especial, o evento teve a maior estrutura já realizada em sua história. A ampliação da Praça Fábio Marques Paracat possibilitou a expansão da Arena Junina, que permaneceu totalmente coberta para garantir conforto e segurança aos participantes.

“Foram seis dias de festa, sem nenhuma ocorrência grave, um verdadeiro sucesso! Tenho certeza de que a população que passou por aqui saiu com a sensação de que este é, acima de tudo, um evento pensado para toda a família”, ressaltou o prefeito.

A consagração de campeões que representam a tradição e a fé no Boa Vista Junina

Nesta edição especial, o encanto do evento estava presente em todos os momentos: das arquibancadas lotadas à energia contagiante das apresentações dos quadrilheiros, marcadas por cores vibrantes, coreografias envolventes e narrativas que celebraram a cultura popular de forma criativa e emocionante.

54566460864 4beb375143 k
Neste ano, o tablado recebeu o nome de Chiquinho Santos,
uma das figuras mais emblemáticas do Boa Vista Junina

As 24 quadrilhas juninas, divididas entre os grupos de Acesso e Especial, brilharam no tablado que, neste ano, recebeu o nome de Chiquinho Santos — uma das figuras mais emblemáticas do Boa Vista Junina, idealizador da revista Anarriê e atual apresentador e diretor do Concurso de Quadrilhas. A homenagem reafirmou o reconhecimento àqueles que ajudaram a construir a história e a identidade do evento.

No Grupo Especial, a grande campeã do Boa Vista Junina 2025 foi a quadrilha Eita Junino, que emocionou o público com o tema “A Arte de quem vive da Fé”, uma homenagem sensível aos artesãos de artefatos religiosos. Após sete anos sem conquistar o título, o grupo retornou ao topo com uma apresentação marcante, que uniu fé, cultura e beleza cênica.

54568220358 4f2679b9b0 k
Com o tema ‘A Arte de Quem Vive da Fé’, a quadrilha Eita Junino
emocionou o público e conquistou o título de campeã do Grupo Especial

Como parte da premiação, a Prefeitura de Boa Vista concederá à quadrilha um pacote de viagem para representar Roraima no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá no estado do Pará, entre os dias 13 e 27 de junho.

Pelo Grupo de Acesso, o destaque ficou com a quadrilha Filhos de Macunaíma, do município de Normandia, que conquistou o primeiro lugar com o tema “Zerbine Araújo – O legado de um forrozeiro apaixonado”, em tributo a um dos grandes nomes do forró roraimense. Com a vitória, o grupo garantiu sua vaga no Grupo Especial para a próxima edição do evento.

54576790358 7fa6c1e3ec k
No Grupo de Acesso, o destaque foi para a quadrilha Filhos de Macunaíma,
que garantiu o primeiro lugar com uma apresentação memorável

O brilho também veio das participações especiais, como as quadrilhas formadas pelos integrantes dos projetos sociais Cabelos de Prata, Conviver e Crescer, além da apresentação do grupo de dança folclórica Tribo Waikã, que reforçaram o caráter inclusivo e representativo do Boa Vista Junina.

Maior Paçoca do Mundo celebra 10 anos como símbolo de sabor e tradição

Além do espetáculo das quadrilhas, um dos momentos mais aguardados pelo público foi a tradicional pesagem da Maior Paçoca do Mundo — a atração mais querida do Boa Vista Junina. Em 2025, a iguaria completou 10 anos de história e celebrou a data com um novo recorde impressionante: 1 tonelada e 547,5 quilos.

54573238207 3c03cea14d k
A Maior Paçoca do Mundo bateu um recorde impressionante: 1 tonelada e 547,5 quilos

Preparada com carne, farinha de mandioca e acompanhada de banana — ingredientes marcantes da culinária roraimense, a paçoca foi servida a mais de 18 mil pessoas, em porções generosas de 200 gramas, o dobro do tamanho distribuído na edição anterior. Um feito grandioso que reuniu tradição, sabor e o orgulho de uma conquista coletiva que já faz parte da identidade do evento.

O produtor rural João Oliveira, do município de Alto Alegre, participou do Boa Vista Junina pela primeira vez ao lado da esposa, Daiana Irla, e da filha Olívia Ísis, de apenas 3 anos.

SNA 5975
João Oliveira veio com a família, de Alto Alegre, para curtir o Boa Vista Junina pela primeira vez

“Trouxe minha família para aproveitar essa festa maravilhosa. Assistimos às apresentações das quadrilhas, experimentamos a paçoca de carne de sol e fiquei impressionado com a organização e a segurança do evento. No ano que vem, com certeza estaremos aqui novamente”, afirmou João.

Valorização dos artistas locais e show inédito de Maiara & Maraisa

O Boa Vista Junina também se destaca por incentivar e valorizar os artistas da terra, fortalecendo a cultura local a cada edição. Neste ano, mais de 30 profissionais do município subiram ao palco, levando ao público o talento e a diversidade artística de Roraima.

54576595286 8b45be9999 k
Último dia do evento contou com a participação nacional da dupla sertaneja Maiara & Maraisa

E para encerrar a festa com chave de ouro, o último dia do evento contou com a participação nacional da dupla sertaneja Maiara & Maraisa, que se apresentou pela primeira vez na capital roraimense. Em um show vibrante e emocionante, elas embalaram a multidão com os grandes sucessos que marcaram a trajetória da música sertaneja no país.

Uma festa para toda a família que também fortalece a economia local

A festa contou com a presença de diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Boa Vista, pensados para atender toda a família durante as seis noites de evento, garantindo segurança, conforto e bem-estar aos visitantes.

54569393573 c31fb922ba k
Em 2025, foram disponibilizados mais de 180 espaços para a
comercialização de uma ampla variedade de produtos

Além de proporcionar lazer e cultura, a celebração também se destacou como um importante incentivo ao empreendedorismo local. Em 2025, foram disponibilizados mais de 180 espaços para a comercialização de uma ampla variedade de produtos — desde artesanato até comidas típicas da época —, fortalecendo a economia criativa da cidade.

O evento também impulsionou significativamente o mercado de trabalho, com a geração de cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos, ampliando seu impacto positivo no desenvolvimento econômico e social do município.

SNA 5989
A empreendedora Priscila Ramos contou com a ajuda da amiga Aline Lima,
para atender à grande demanda pelas camisetas temáticas

Quem também comemorou o sucesso do evento foi a empreendedora Priscila Ramos. No último dia do arraial, ela contou com a ajuda da amiga Aline Lima para atender à grande demanda pelas camisetas temáticas, que fizeram sucesso entre o público.

“As vendas foram um sucesso! Conseguimos apresentar bem a nossa marca, a Macuxi Criativa, que aposta em uma moda conceitual, com frases nas camisetas que contam histórias de forma divertida. Só temos a agradecer pela oportunidade e pelo espaço”, destacou Priscila.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top