Brasil intensifica alianças e concretiza acordos de venda de aeronaves nos Emirados Árabes

VxpWiTAUfHvp7y1QCTzcXPJj.webp

Durante agenda oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Embraer anunciaram a venda de até 20 novos jatos comerciais, além de novas parcerias estratégicas na área de Defesa. O encontro teve como objetivo ampliar a cooperação bilateral e apresentar um portfólio de oportunidades de investimento nos setores portuário e aeroviário do Brasil.

A comitiva brasileira é liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e conta com a presença do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Também fazem parte da delegação o titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Daniel Longo, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein.

Costa Filho ressaltou o compromisso do país com a integração internacional e a segurança da aviação civil.

“Iniciamos diálogos fundamentais para ampliar nossa conectividade e discutimos a segurança do espaço aéreo global, pauta prioritária para o Brasil. Estamos aqui para mostrar que o Brasil é um parceiro seguro, previsível e aberto a investimentos que promovam desenvolvimento e aproximem nossas nações”, declarou.

Acordos

Entre os acordos firmados, destaca-se o contrato com a Air Côte d’Ivoire, companhia aérea nacional da Costa do Marfim, que encomendou quatro aeronaves E175, com opção de compra para oito unidades adicionais. O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027.

Outra proposta foi firmada com a Helvetic Airways, da Suíça, que formalizou um novo pedido para três jatos E195-E2, com direitos adicionais para compra de cinco aeronaves. A primeira entrega está estimada para o final de 2026.

“A Embraer é um grande ativo para o Brasil e tenho certeza de que, com esses novos acordos, a companhia se fortalece cada vez mais no cenário mundial. A produção de novas aeronaves representa novos negócios sendo abertos e mais empregos gerados no nosso país”, avaliou o ministro Silvio Costa Filho.

MoUs

Além dos contratos comerciais, a Embraer assinou dois Memorandos de Entendimento (MoUs) com as empresas Advanced Military Maintenance, Repair and Overhaul Center (AMMROC) e Global Aerospace Logistics (GAL), ambas sediadas nos Emirados Árabes.

Os acordos representam um avanço significativo para a expansão da presença da Embraer Defesa e o suporte na região do Oriente Médio.

Encontros com autoridades

A agenda em Dubai também envolveu encontros com autoridades locais. Entre os temas debatidos, destacaram-se:

  • Investimentos dos Emirados Árabes Unidos na produção de combustível sustentável para aviação (SAF) no Brasil;
  • Expansão da conectividade entre Brasil e EAU, com ampliação dos voos para Dubai e restabelecimento das rotas para Abu Dhabi;
  • Atração de investimentos para melhoria da infraestrutura aeroportuária brasileira;
  • Cooperação técnica no desenvolvimento de eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical);
  • Eleições para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

VEJA MAIS:

  • LATAM receberá 74 novas aeronaves da Embraer a partir de 2026
  • SAF: Petrobras produz querosene renovável em escala industrial
]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top