Um dos espaços verdes mais amados da capital, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, situado no bairro Paraviana, reabriu suas portas para o público nesta sexta-feira, 5, após a conclusão das reformas. Com uma programação especial em homenagem ao Dia da Amazônia, o local recebeu a visita de alunos da Rede Municipal de Ensino e de Projetos Sociais da Prefeitura de Boa Vista.

O espaço passou por melhorias na infraestrutura, incluindo a reforma da trilha pavimentada, um novo recinto para os veados, a construção de uma piscina para a anta com estação de tratamento e a reforma do mantenedor de animais silvestres, entre outras. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sandro Barbot, os visitantes podem aproveitar momentos em contato com a natureza em um ambiente ainda mais acolhedor.

“Fizemos adequações para melhorar ainda mais a qualidade de vida e o bem-estar dos animais, além de atender à população que visita o bosque diariamente. O parque ecológico possui também um poço artesiano e hidrantes distribuídos pelo local. Hoje, reabrimos os portões com uma programação especial, onde os visitantes participam de momentos de plantio de mudas de árvores e oficinas”, afirmou.

Reconhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade que abriga uma rica biodiversidade, o bosque conta com mais de 600 espécies de árvores, além de animais silvestres que habitam os mantenedores e vivem livres em seu interior. Maria José, 78 anos, participante do projeto Cabelos de Prata, visitou o local após alguns anos e ficou impressionada com a nova estrutura.

“Faz alguns anos que não visitava o Bosque dos Papagaios e hoje pude relembrar o quanto este lugar é extremamente encantador. É um espaço acolhedor e lindo para termos contato direto com a natureza e com os animais que moram aqui. Além disso, a estrutura ficou ainda mais ampla e acessível para todas as idades aproveitarem o ambiente”, destacou.
Capital da Primeira Infância

Na capital da Primeira Infância, todos os equipamentos públicos municipais são projetados para atender às necessidades de crianças nos primeiros seis anos de vida e no Bosque dos Papagaios não é diferente. A trilha pavimentada recebeu pintura lúdica e interativa para o público infantil. Alexa Daciel, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Delacir de Melo Lima, visitou o espaço pela primeira vez e ficou encantada.

“Esta é a minha primeira vez aqui no bosque. O passeio está sendo muito divertido com meus amigos. A capivara é o animal que mais me chamou a atenção porque ela é linda, encantadora e muito fofa. Quando chegar em casa, vou contar para minha família que aqui é muito legal. Quero voltar mais vezes para visitar os animais e passear novamente nas trilhas”, contou.
Funcionamento do bosque

O bosque está aberto de terça a domingo, exceto em feriados, pontos facultativos e às segundas-feiras, sendo seu horário de funcionamento das 8h às 18h durante a semana. Nos fins de semana, o horário é das 8h às 12h e das 14h às 18h. É importante destacar que não é permitido alimentar os animais, entrar com animais domésticos, levar bebidas alcoólicas, consumir alimentos nas trilhas, fumar ou descartar resíduos de forma irregular.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR