A inclusão social e a garantia de direitos permaneceram como prioridades da Prefeitura de Boa Vista em 2025. Pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), os projetos sociais atenderam aproximadamente 60 mil pessoas, atuando em todas as etapas da vida. Entre as ações de destaque estiveram as inscrições do Minha Casa, Minha Vida, o lançamento do BV Protege e os 12 anos do Família que Acolhe (FQA).
Para a secretária Nathália Cortez, essas iniciativas refletem o compromisso da gestão com a população. “Consolidamos políticas públicas que oferecem proteção social e melhoram a qualidade de vida. Isso demonstra nossa dedicação a uma assistência social humanizada e eficaz, presente nos territórios, assegurando direitos, promovendo dignidade e transformando a realidade das famílias de Boa Vista”, afirmou.
Moradia digna e de qualidade
Outro marco nas políticas sociais em 2025 foi a abertura das inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida, que contou com mais de 28 mil inscritos interessados.
Gerenciado pela Prefeitura de Boa Vista, o programa irá beneficiar mais de 1.500 famílias com moradias nos bairros Caimbé, Centenário, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Equatorial, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Olímpico e Said Salomão.
Proteção na palma da mão
Em 2025, a gestão avançou no apoio a mulheres em situação de violência. Em novembro, a Prefeitura aderiu à Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, ocasião em que foi lançado o BV Protege, aplicativo pensado para atender e agilizar o suporte às vítimas assistidas pela Patrulha Maria da Penha.
Capital da Primeira Infância
Com 12 anos completos em setembro, o Família que Acolhe (FQA) oferece cuidados essenciais ao desenvolvimento infantil e fortalece os vínculos familiares em Boa Vista. Desde 2013, o programa acompanhou integralmente 34 mil gestações, prestando apoio desde a gestação até os 6 anos de idade.
Atualmente, o FQA registra 9.420 beneficiárias ativas que participam de atividades como a Universidade do Bebê (UBB), oficinas e aulas sobre cuidados na primeira infância; recebem visitas domiciliares; têm prioridade em vagas nas creches municipais conforme participação familiar; entre outros benefícios que promovem o bem-estar das famílias.
Outro destaque foi a 9ª edição da “Semana do Bebê”, que teve a eleição da pequena Thauany Diniz como “Bebê Prefeita” de 2025. O evento também ofereceu atividades de cuidado e lazer, como Baby SPA, atendimentos de saúde (pediatria e odontologia) e diversas ações voltadas ao desenvolvimento infantil.
Em agosto, foi comemorado o aniversário do projeto Paternidade Boa, idealizado pelo prefeito Arthur Henrique em 2021, em celebração ao Dia dos Pais. Vinculado ao FQA, o projeto valoriza a presença paterna e estimula a participação ativa dos pais no cuidado e no desenvolvimento dos filhos.
Veja outros destaques de 2025
- A ação Prefeitura com Você chegou à 19ª edição, levando serviços municipais a vários bairros da capital; aproximadamente 76 mil pessoas foram atendidas desde o início da iniciativa;
- Neste ano, foram entregues 25.873 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade em Boa Vista;
- O CRAS Itinerante atendeu 24.300 pessoas em áreas rurais e comunidades indígenas da capital;
- Foram comemorados 32 anos do projeto Dedo Verde, em abril. Desde 1993, o projeto promove educação ambiental e protagonismo juvenil, alcançando mais de 21 mil jovens.
*Supervisionado por Shirleia Rios




