A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira (3) à campanha de vacinação contra a influenza. A iniciativa ocorre nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e vai até 28 de fevereiro de 2026. Pela manhã, várias unidades registraram boa procura do público-alvo, entre elas a UBS Pricumã.
Nesta etapa inicial, a imunização é voltada aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e pessoas com deficiência permanente e com doenças crônicas.
Januário Costa da Silva, 78 anos, frequenta a unidade há mais de 20 anos e optou por se vacinar já no primeiro dia da campanha. “Minha esposa e eu temos nossos cartões de vacinação sempre em dia, porque precisamos nos cuidar. Por isso decidimos vir logo. Todo cuidado é pouco na nossa idade”, declarou.
Ygleide Fonseca, 64 anos, passava perto da UBS quando ouviu o comunicado da campanha na rádio e resolveu entrar. “Moro no Buritis, mas considero este um dos postos com melhor atendimento. Como ia ao mercado, aproveitei e me vacinei. Estou sempre atenta para não deixar de tomar nenhuma vacina”, contou.
Funcionários dos Correios também devem se vacinar
O diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo, ressaltou que o Ministério da Saúde incluiu um novo grupo prioritário nesta campanha: os funcionários dos Correios. Para tomar a vacina, basta procurar a UBS mais próxima levando o cartão de vacinação.
“A partir de hoje, todos os integrantes dos grupos prioritários devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. O vírus da influenza pode causar complicações rápidas e até levar à morte se não houver proteção. Por isso pedimos novamente que esses grupos se dirijam a uma UBS para reduzir o risco de complicações”, reforçou.




