Em 2025, a administração municipal obteve avanços expressivos na saúde pública de Boa Vista, com investimentos em infraestrutura, expansão dos serviços, fortalecimento de equipes e modernização do atendimento, ampliando o acesso e a qualidade para a população.
Ao longo do ano, a gestão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), reforçou a rede com obras de construção e reconstrução de unidades, ampliação da Atenção Primária e aprimoramentos na assistência hospitalar, reafirmando o compromisso com uma saúde mais acessível e humanizada.
Um dos marcos de 2025 foi a realização do concurso público da Saúde, com a oferta de 672 vagas imediatas, assegurando o reforço das equipes e a ampliação da capacidade de atendimento em toda a rede municipal.
“As ações e os investimentos não se limitam a melhorias no sistema: representam um compromisso com a qualidade de vida de cada morador de Boa Vista. Trabalhamos para garantir acesso a serviços de saúde de excelência, com respeito e eficiência. E em 2026 vamos nos empenhar ainda mais!”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Zeitoune.
Fortalecimento da Atenção Primária
A Atenção Primária continuou sendo um dos focos das aplicações em saúde. Em 2025, a prefeitura inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vila Jardim, ampliando o acesso da população aos serviços essenciais.
O ano também foi marcado pela reconstrução das unidades Olenka Macellaro (Caimbé), Délio Tupinambá (Nova Cidade) e Mariano de Andrade (Caranã). O processo de reconstrução da UBS Vanderly (13 de Setembro) de Souza segue em andamento. Além disso, foram iniciadas as obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e das UBSs Santa Tereza e Asa Branca.
Atendimento mais perto das famílias
Atualmente, Boa Vista conta com 150 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Ao longo do ano, essas equipes realizaram mais de 748 mil visitas domiciliares, garantindo acompanhamento contínuo e atenção humanizada a pacientes com dificuldade de locomoção.
Nas UBSs, houve um aumento de quase 15% no total de atendimentos e procedimentos individuais. Somente em odontologia foram realizados mais de 80 mil atendimentos. Outro avanço relevante foi o incremento de 80% na oferta de exames laboratoriais, fortalecendo o diagnóstico e o cuidado preventivo, foco principal da Atenção Primária.
Saúde da Mulher
As Unidades Móveis da Saúde da Mulher, conhecidas como Carretas da Mulher, ampliaram o acesso a serviços de prevenção e atenção especializada em Boa Vista. Em 2025, foram realizados mais de mil atendimentos em diversas ações, com oferta de exames e procedimentos voltados à saúde feminina.
Hospital da Criança: 25 anos de referência em atendimento infantil
O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) recebeu investimentos em infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação da capacidade de atendimento, além de promover capacitações e formação continuada para os profissionais da unidade.
Dentre as ações estão a revitalização dos blocos de internação Arara e Tamanduá, a modernização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a implantação de uma UTI semi-intensiva e a ampliação de leitos de internação, garantindo mais conforto, segurança e eficiência às famílias. O hospital também avança nas obras de ampliação da Central de Material e Esterilização (CME) e do Cernutri.
Dados do HCSA
No balanço, o Hospital da Criança realizou 663 cirurgias eletivas, 718 cirurgias de urgência e emergência e mais de 23 mil consultas distribuídas em 37 especialidades médicas.
“Esses investimentos representam mais conforto e dignidade para quem necessita de cuidados médicos. São resultado do trabalho de nossa gestão, que tem como prioridade o bem-estar dos usuários e dos profissionais”, concluiu o vice-prefeito.




