A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), aderiu à Estratégia Nacional de Multivacinação 2025, iniciativa lançada pelo Ministério da Saúde. A ação é direcionada a crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, e tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação daqueles que estão com doses pendentes ou que ainda não receberam as vacinas recomendadas.
Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme as faixas etárias e as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A campanha é essencial para mantermos as coberturas vacinais atualizadas e proteger nossas crianças e adolescentes contra doenças preveníveis. As equipes estão prontas para atender a população em todas as UBSs de Boa Vista”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância, Romildo Azevedo.

Além de contribuir para a queda da incidência de doenças imunopreveníveis, a ação ressalta a importância da vacinação no controle e na eliminação de enfermidades como sarampo, poliomielite, rubéola e tétano neonatal. “É também uma oportunidade para identificar e vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a imunização contra o HPV”, complementou Romildo.
Para receber a vacina, a criança ou o adolescente deve estar acompanhado por um responsável e portar o cartão de vacinação e o cartão do SUS. Se houver, pode ser apresentada também a caderneta da criança.