O dia começou com o “fofurômetro” nas alturas. Isso porque, na Capital da Primeira Infância, a prática esportiva inicia-se cedo, e até os bichinhos de estimação têm vez. Neste domingo, 6, na Vila Olímpica Roberto Marinho, a Prefeitura de Boa Vista realizou as corridinhas Baby, Kids e Pet como parte das festividades pelos 135 anos de aniversário da cidade. As três categorias contaram com mais de 2 mil inscritos.

A chuva que caiu no começo da competição não intimidou o público de quase três mil pessoas que assistiu às provas das arquibancadas. Mas, logo a chuva deu lugar ao sol e a competição se tornou ainda mais animada.
“A programação começou muito bem, mesmo com a chuva, a população compareceu em peso, abraçou o evento e todo mundo está se divertindo. As arquibancadas são cobertas e estavam lotadas. Todas as corridinhas ocorreram conforme o planejado”, disse Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).
Corridinha Baby
Esta é a 6ª edição da Corridinha Baby, que abrange bebês de 8 meses a 1 ano e 11 meses, nos seguintes percursos: 3 metros (8 a 10 meses); 5 m (11 a 12 meses); 8 m (13 a 15 meses); 10 m (16 a 18 meses) e 12 m (19 a 23 meses). A prova foi realizada em uma quadra coberta.

Para estimular a largada e chegada dos bebês, os pais utilizaram chocalhos, chupetas, bichos de pelúcia, bolas, entre outros acessórios permitidos para captar a atenção dos pequenos atletas. Jhonatan Bezerra, de 8 meses, participou pela primeira vez da Corridinha Baby e fez a alegria do papai.

“Eu acho que meu filho adorou muito e se divertiu bastante aqui. A prefeitura está de parabéns pelo evento. É interessante ver essa participação das crianças, dos bebês, incentivando o esporte desde cedo. Espero que eles continuem assim”, destacou Dionatan Gomes, pai de Jhonatan.
Corridinha Kids
A 10ª edição da Corridinha Kids contou com a participação de crianças de 1 a 13 anos. O percurso foi distribuído da seguinte forma: de 2 a 3 anos – 50m; de 4 a 5 anos – 100m; de 6 a 7 anos – 200m; de 8 a 9 anos – 400m; de 10 a 11 anos – 600m e de 12 a 13 anos – 800m.

“Me diverti demais. Ter minha família ali, torcendo, deixou tudo ainda mais especial. Foi muito legal. Vou guardar na memória”, comentou a miniatleta Bianca Bismarck, 8 anos.
Corridinha Pet
A Corridinha Pet celebrou sua 3ª edição. O gramado transformou-se em um desfile dos amiguinhos de quatro patas. Os “doguinhos”, pequenos e grandes, acompanhados por seus tutores, desfilaram charme e beleza, em alta velocidade, com suas bandanas e acessórios, em um percurso de 100m.
O “atleta” Romeu, de 1 ano e 3 meses, mostrou toda sua habilidade na corrida. Uma experiência divertida tanto para o bichinho quanto para o tutor, Ítalo Lopes. “A gente fica muito alegre em trazer nosso pet para correr. É um momento de diversão e descontração”, disse Ítalo.

Todas as crianças e pets que concluíram as provas receberam medalha e lanche. Estas modalidades não são competitivas.
Participação especial
A programação da Corrida 9 de Julho na Vila Olímpica Roberto Marinho foi encerrada com a participação de 78 idosos do projeto Cabelos de Prata, que mostraram disposição na pista. Em apenas três minutos, Cícero Freitas da Silva, de 68 anos, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pintolândia, completou a prova de 400 metros.

“Eu comecei a correr há menos de um ano, para sair de uma depressão. O projeto Cabelos de Prata me ajudou muito. Hoje, participo de várias corridas de rua”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR