Os semáforos de Boa Vista escondem um problema silencioso: crianças em situação de vulnerabilidade pedindo esmolas. Para enfrentar essa realidade, uma blitz educativa promovida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) aconteceu nesta sexta-feira, 10, convertendo o fluxo de veículos em um espaço de conscientização sobre esse mal que subtrai a infância.
A atividade ocorreu no cruzamento das avenidas Ville Roy com Santos Dumont e reuniu representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, da equipe Elo (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – Semads) e do Projeto Crescer, com suporte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN).
O trabalho das equipes em ação

A coordenadora do PETI, Delzanira Justa, explicou que o trabalho é permanente e que a ação vai além da entrega de folhetos: trata-se de uma atuação direta para romper o ciclo de exploração.
“Buscamos conscientizar as pessoas de que ofertar dinheiro a crianças no sinal apenas perpetua a exploração. Escolhemos este local por registrar um número maior de denúncias dessa situação. O Projeto Crescer está sempre presente nessas ações conosco. Também realizamos esse trabalho educativo, com distribuição de materiais, nas feiras livres e em eventos como arraial, carnaval e o Mormaço”, contou.
PETI – Criado em 1996, tem atuação voltada para a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O programa atua em parceria com os CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares. A Blitz Educativa é promovida mensalmente em pontos estratégicos da cidade. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou 156.
*Supervisionado por Shirleia Rios*