Baby Spa oferece cuidado, relaxamento e fortalecimento de laços em Boa Vista.

d8bb2fa39ac49389b186328bd0b9ed67

Na Capital da Primeira Infância, uma das iniciativas que se destacam em prol do desenvolvimento integral das crianças é promovida pela prefeitura na UBS Aygara Motta Pereira, no Cidade Satélite. Criado em 2018, o Baby Spa é voltado para bebês de até seis meses e tem como objetivo oferecer acolhimento para as famílias, unindo momentos de relaxamento, aprendizado e fortalecimento de vínculos.

54722694771 6185e49bc7 k
Os encontros ocorrem às sextas-feiras, iniciando a partir das 9h

Embora esteja localizada na UBS do Cidade Satélite, o projeto atrai famílias de toda a cidade, funcionando como um espaço seguro voltado ao estímulo cognitivo e ao desenvolvimento saudável dos bebês. Os encontros acontecem às sextas-feiras, começando às 9h, e incluem rodas de conversa com profissionais especializados que discutem diversos temas, como dentição, atraso de fala, uso de telas, entre outros.

gemeasbabyspa
As gêmeas Anna Carolina e Anna Júlia, quando participavam do projeto

Uma das coordenadoras do projeto, Laiza Barbosa, explicou que os profissionais que participam também abordam temas relevantes para os responsáveis, como autocuidado, autoestima e rede de apoio. “As mães também sugerem pautas que nós desenvolvemos. O objetivo é oferecer esse acolhimento a toda a família, pois isso garante um desenvolvimento mais completo para o bebê”, disse.

Banho morninho e relaxante

Após a roda de conversa, chega o momento dos bebês irem para a banheira de hidromassagem, onde são estimulados o contato sensório-motor e o olhar entre mãe e filho. Além de ser um momento relaxante para os bebês, as coordenadoras aproveitam para orientar as mães e esclarecer dúvidas, já que muitas delas não têm uma rede de apoio.

54722905478 20192698c0 k
Levi Frazão, 4 meses, é integrante do Baby Spa

Aos 4 meses, Levi Frazão é um dos bebês que participam do Baby Spa. Acompanhado da mamãe de primeira viagem, Sasha Iasmine, Levi se desenvolve de forma saudável e autônoma. “Consigo notar a diferença desde que ele começou. A interação dele comigo aumentou. Além do contato com a água, que ele adora e se diverte, ele sai relaxado”, contou.

E após o Baby Spa?

Após uma pausa durante a pandemia, o projeto voltou com tudo e já atendeu mais de 350 famílias. Hoje, mesmo quem já não participa ainda frequenta a unidade. Ariabe Rodrigues acompanhou a evolução das gêmeas Anna Júlia e Anna Carolina depois que ingressaram no projeto, aos dois meses de vida, e até hoje mantém contato com as coordenadoras e mamães do grupo que participou.

54722954254 aa0cfdfe2e k
Coordenadora Laiza Barbosa (ao meio), com mamães participantes do projeto, Ariabe (de óculos) e as gêmeas

“A participação delas no projeto foi muito positiva. Não só para elas, mas para nós, a família, através das palestras que abordam todos os temas que precisamos saber. Em uma conversa com uma dentista, em um dos encontros, pudemos resolver uma situação, tudo aqui na UBS”, contou.

54721924117 a179ad88ea k
Paloma e o marido com o pequeno Arthur

Paloma Aguiar vê o projeto como um acolhimento essencial. Durante a gravidez do Arthur, de 2 anos, ela perdeu a mãe e recebeu todo o suporte que precisava durante os encontros. Após o nascimento do filho, também contou com a ajuda de outras mães e profissionais da unidade para enfrentar complicações.

arthuraguiar
Arthur, ainda bebê, quando participava do Baby Spa

“O Arthur era o menor e estava subnutrido quando chegou, pois precisou ser internado por um tempo, e em uma das palestras, com uma nutricionista, ela me procurou. Hoje o Arthur é um bebê saudável, que socializa com outras crianças e ama água. Inclusive, ele está fazendo natação. O Baby Spa é um projeto muito importante, que eu recomendo para todas as famílias”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top