Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre as mulheres, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) organiza um dos maiores eventos focados na inserção e gestão dentro do modelo de governança de empresas contemporâneas. Trata-se do Liberdade para Empreender, que chega à sua 6ª edição e acontece ao longo desta terça-feira (25), em São Paulo.
A programação inclui discussões, painéis, workshops e palestras com temas relacionados. O tema deste ano é On-line/Off-line – Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso.
O CMEC é vinculado diretamente à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
A presidente do CMEC do estado do Pará, Denise Araújo, participa do evento desde a 2ª edição. Para ela, a iniciativa é uma excelente oportunidade para valorizar o empreendedorismo feminino, destacando o que há de mais relevante nesse segmento.
“Esse movimento se transformou em um grande evento, que nasceu dentro do associativismo feminino, no empreendedorismo feminino, e certamente é muito importante, não só para nós, mulheres do estado do Pará, mas para toda mulher que empreende, seja de forma tradicional, formal ou informal. Até mesmo para aquelas que estão em transição de carreira, pois o evento apresenta exemplos reais do que acontece no mercado”, avalia.
SÃO PAULO (SP): Equilíbrio entre vida real e digital conduz 6ª edição do Liberdade para Empreender
Herriete Cedraz, conselheira do CMEC Bahia, também está em São Paulo para participar do evento. Mais do que apenas acompanhar, ela quis dividir a experiência com outras mulheres da Bahia, para que pudessem acompanhar de perto as ideias do movimento.
“Estou com cerca de 40 mulheres da Bahia. Este ano fiz questão de trazer o maior número possível da Bahia para que elas entendam a dimensão que o movimento tem a nível Brasil e como estamos realmente avançando. Porque, às vezes, elas se autocensuram, achando que estão fazendo pouco, mas aqui elas se perceberão de que forma estão sendo íntegras no compromisso e no fortalecimento do associativismo em seus municípios da Bahia”, conta.
Temas abordados
O evento contará com a presença de especialistas nas áreas de gestão, saúde emocional, tecnologia, longevidade e inovação. O objetivo é destacar os desafios de empreender e viver no mundo digital, focando no equilíbrio e bem-estar.
Outras personalidades renomadas, como o ator, diretor e escritor Miguel Falabella, também estarão presentes. Ele, por exemplo, falará sobre o tema “Protagonismo – Novas Atitudes, Velhos Valores”, reforçando a importância de assumir um papel ativo na vida frente às rápidas transformações do mundo moderno.
Outra temática será Liderança Humanizada: Liderança e Criatividade, apresentada pela atriz Denise Fraga, que abordará a importância da empatia e da escuta no ambiente profissional. O assunto também será discutido pela apresentadora e psicóloga Maria Paula, que destacará o tema “Equilíbrio das Emoções: o caminho para uma vida mais consciente, leve e potente”.
Um dos painéis, denominado “Entre Amigas”, contará com a participação da presidente Nacional do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait; da presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; e de Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels.
Impacto do Liberdade para Empreender
Em edições anteriores, o Liberdade para Empreender impactou mais de 100 mil mulheres, segundo o CMEC. Além disso, mais de 2 mil pequenos negócios foram movimentados em decorrência do evento. Para este ano, a expectativa é que, novamente, expositores de diversos setores, que oferecem produtos, serviços e oportunidades de conexão, contribuam para ampliar a iniciativa.



