Nesta terça-feira (17), o Fluminense enfrenta o Borussia Dortmund, às 13h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela 1ª rodada do grupo F do Mundial de Clubes.
A partida, que terá transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+, gera grande preocupação no Tricolor com o atacante Serhou Guirassy, que teve uma temporada espetacular pelos aurinegros.
Contabilizando jogos por clube e pela seleção da Guiné, o artilheiro marcou nada menos que 40 gols em 51 jogos na temporada 2024/25.
O africano se destacou especialmente na Champions League, onde terminou como principal goleador, empatado com Raphinha, do Barcelona – foram 13 gols para cada um.
Em entrevista coletiva na última segunda-feira (16), o meio-campista Nonato admitiu que Guirassy vem “tirando o sono” dos atletas do Flu, especialmente no setor defensivo.
No entanto, ele também destacou que o técnico Renato Gaúcho já orientou o grupo tricolor sobre como controlar o goleador.
“É um jogador muito qualificado. Se não me engano, ele fez 40 gols na última temporada, contando seleção também. Fez gols em todas as competições que jogou, sabemos da qualidade dele”, elogiou Nonato.
“Ele teve um ano incrível. Mas também temos grandes jogadores no setor defensivo, que não precisamos nem apresentar. Estudamos, estamos preparados para diversas situações e circunstâncias que podem surgir durante a partida”, continuou.
“Acredito que, como eu disse, será um duelo de grandes jogadores, tanto do nosso time quanto do deles, sabemos do nosso potencial e acredito que faremos uma grande partida”, completou.
Renato também manifestou preocupação com o centroavante do time alemão, mas destacou que sua equipe está pronta para marcar todo o esquema coletivo do Borussia.
“(Guirassy) é um jogador difícil de ser marcado, mas como eu disse: procurei estudar bastante o nosso adversário, não só individualmente, mas coletivamente. Sabemos da força do adversário como um todo; não trabalhamos apenas para neutralizar A, B ou C, mas toda a equipe deles”, explicou.
“E pode ter certeza de que coragem minha equipe terá. Nosso adversário também terá cuidado com a gente. A coragem que meu grupo tem demonstrado no Brasil você pode ter certeza de que vamos colocar em prática neste Mundial”, assegurou.
Guirassy foi muito elogiado por André Donke, comentarista da ESPN e especialista em futebol alemão. Segundo o jornalista, o atacante demonstra níveis de “letalidade” pouco vistos na Europa atualmente.
“Guirassy vem de uma temporada fortíssima, com 34 gols e seis assistências em 45 jogos no clube, e ninguém mais do Borussia Dortmund passou de 12 gols. Além disso, ele já vinha de uma campanha de 30 gols em 30 jogos pelo Stuttgart na temporada 2023/24. Esses números e o fato de ter sido o artilheiro da última Champions League ao lado de Raphinha mostram a letalidade do centroavante”, ressaltou.
“O atacante de 1,87m é muito bom no jogo aéreo e também contribui demais quando precisa fazer o pivô. Além disso, ele tem qualidade para sair da área e gerar jogo, tanto que foi o quinto jogador do Borussia Dortmund com mais chances criadas na última temporada”, observou.
“Ou seja, é um centroavante que não se limita à excelente capacidade de finalização e que está no auge de sua carreira”, complementou.
Com o africano titular, o Dortmund deve formar a seguinte escalação: Kobel; Süle, Anton e Bensebaini; Ryerson, Sabitzer, Nmecha e Svensson; Brandt, Guirassy e Adeyemi.
Já o Flu deve contar com: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Thiago Santos, Nonato e Martinelli; Arias, Everaldo e Serna.
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes terá transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.