O setor de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) continua sendo um dos mais promissores no Brasil, com previsão de gerar até 147 mil empregos formais até o final deste ano. Contudo, essa previsão enfrenta o obstáculo da dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. O déficit de profissionais em tecnologia ultrapassou 30% entre 2018 e 2023, segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).Para contribuir na redução dessa lacuna, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Brasscom firmaram um Acordo de Cooperação para divulgar programas voltados à formação técnica no setor de TIC.O acordo inclui a criação de conteúdos sobre o setor e a promoção de oportunidades de emprego para alunos que concluíram cursos oferecidos pelo SENAI, direcionadas às empresas associadas à Brasscom.De acordo com Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, a parceria será fundamental para que as formações estejam alinhadas às necessidades reais das empresas.
“O SENAI, em conjunto com a Brasscom, está convidando as empresas a formarem profissionais para suprir a demanda por mão de obra qualificada. Trata-se de uma customização, uma oferta em larga escala e, principalmente, uma forma de atrair jovens e trabalhadores para o setor”, explica ele.
Para Morgado, essa colaboração com grandes empresas tornará o país mais produtivo e competitivo em um setor estratégico, em crescimento acelerado não só no Brasil, mas globalmente. “Estamos certos de que, aprimorando ainda mais nosso currículo e alinhando as demandas com as empresas, proporcionaremos uma empregabilidade ainda maior e salários melhores para nossos estudantes.”
Melissa Rangel, especialista em Qualidade de Software na Keeggo – empresa de consultoria em tecnologia –, acredita que a parceria entre o SENAI e o setor produtivo aumentará a empregabilidade de quem está iniciando na carreira. “Na nossa área de qualidade de software, por exemplo, isso é muito relevante, pois quanto mais capacitados os profissionais estiverem, melhor será a entrega dos projetos tecnológicos. Portanto, vejo essas parcerias como um fortalecimento para todo o setor”, destaca.
Cenário promissor
A parceria acontece em um momento estratégico para o setor. Uma pesquisa inédita da Brasscom, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, revela que 82% das empresas planejam aumentar suas equipes nos próximos dois anos. Quase metade desse contingente (46%) pretende destinar as novas vagas a profissionais juniores, como estagiários, aprendizes e iniciantes de carreira.
]]>