Anuga 2025: Agricultura familiar do Nordeste brilha na maior feira mundial de alimentos e bebidas

xssyajjb6ngs7fqyvvpdg1pw

O Brasil esteve presente na Anuga 2025, a maior feira mundial de alimentos e bebidas, realizada de 4 a 8 de outubro em Colônia, Alemanha. A participação brasileira, neste ano, destacou-se pela promoção da internacionalização da agricultura do Nordeste, por meio da realização da Missão Internacional da Agricultura Familiar do Nordeste.

Essa ação foi idealizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Consórcio Nordeste, o Sebrae Nacional e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), com o propósito de abrir mercados para os produtos agropecuários e agroindustriais dos estados nordestinos.

No total, 27 cooperativas dos nove estados da região apresentaram ao público europeu produtos típicos, como cafés, chocolates, cajuína, mel, castanhas, farinhas especiais, flores e goma fresca de tapioca.

Para Alexandre Lima, coordenador do Consórcio Nordeste e secretário da agricultura familiar do Rio Grande do Norte, existe um enorme potencial econômico na internacionalização dessas cooperativas, e o suporte da ApexBrasil tem sido essencial:

“Contamos com produtos de excelência preparados para qualquer mercado mundial. Essa nova fase da agricultura familiar resulta dos investimentos na agroindustrialização e do trabalho conjunto dos governos”, afirmou.

Exporta Mais Brasil alcança a 40ª edição com expectativa de negócios de R$ 665 milhões

TARIFAÇO: Estudo da ApexBrasil identifica mercados alternativos para 195 produtos brasileiros

Ele ressaltou que a iniciativa também reflete o reconhecimento, pela ApexBrasil, do forte apelo da agricultura familiar nordestina em diversos mercados globais, beneficiando-se do aumento da demanda por produtos sustentáveis, tanto social quanto ambientalmente.

“O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, abraçou a ideia e a agência ofereceu apoio essencial para sua concretização”, acrescentou.
Segundo Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, a presença das cooperativas nordestinas na Anuga fortaleceu o setor globalmente.

“Além do nosso tamanho, o mais importante é a representatividade que trazemos. Temos produtores, cooperativas, empresas médias e grandes, iniciantes e experientes. É a ApexBrasil promovendo o Brasil, gerando empregos, exportando e garantindo segurança alimentar mundial”, disse.

Participação expressiva

Este ano, a delegação brasileira contou com 350 empresas, sendo 142 expositoras distribuídas em seis pavilhões. Algumas vêm de outras regiões do país, como a Bom Princípio Alimentos, do Rio Grande do Sul.

Vinicius Paiva, gerente de exportação da empresa, avaliou a participação como positiva, destacando a oportunidade de ampliar negócios:

“Estamos no pavilhão brasileiro com apoio da ApexBrasil. É fundamental mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor em várias categorias. Sentimo-nos honrados em representar nossa empresa e marca globalmente”, comentou.

Anuga: outras atividades

A programação da delegação brasileira incluiu visitas técnicas a redes varejistas e empresas na Alemanha, como Edeka Zurheide, Rewe, Lidl e Rossmann. O objetivo da ApexBrasil foi entender o funcionamento do mercado europeu e identificar oportunidades para os produtos brasileiros.

A Alemanha é o maior mercado consumidor de alimentos da Europa, com destaque para produtos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis — segmentos em que a agricultura familiar do Nordeste tem vantagem competitiva.

De acordo com a Agência, em 2024, a Alemanha foi responsável por 15,9% das exportações brasileiras de alimentos, totalizando US$ 17,6 bilhões no contexto dos quase US$ 106 bilhões exportados para a União Europeia (UE) no período. Atualmente, 13% de todos os alimentos e bebidas importados pela UE são do Brasil, destacando-se o café verde, farelo de soja, soja em grãos e sucos de frutas.

Próximo destino

Após a participação na Alemanha, a delegação seguiu para Lisboa, Portugal, onde participa de um workshop sobre exportação até sexta-feira (10). O evento inclui encontros com potenciais importadores e debates sobre modelos de organização e comercialização de cooperativas no mercado europeu.

Em Portugal, os participantes também assistem a uma apresentação sobre a experiência da Unicafes-BA, em parceria com a ApexBrasil, no desenvolvimento de um projeto de exportação bem-sucedido de produtos da agricultura familiar.

Anuga

A Anuga Alemanha é um evento bienal e é considerada a maior feira mundial de alimentos e bebidas. O evento apresenta as principais tendências do setor, além de reunir formadores de opinião e mídia especializada.
 

]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top