Uma parceria em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia
De 4 a 6 de setembro, Boa Vista se torna palco do maior evento de inovação e sustentabilidade do estado, o Amazontech 2025. Promovido pelo Sebrae Roraima em parceria com Embrapa, Universidade Federal de Roraima, Faperr e os Sebrae’s da Amazônia Legal, o evento reunirá empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais para abordarem temas fundamentais envolvendo o empreendedorismo sustentável com foco em ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade, desenvolvimento verde e transições energéticas com recursos naturais da Amazônia.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – atua em pesquisa agropecuária com excelência científica e qualidade e eficiência produtiva em cultivos, criações, sustentabilidade ambiental, aspectos sociais e parcerias com outros setores produtivos em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
Valorizando o papel do setor agropecuário por meio do trabalho realizado pela Embrapa, o Amazontech 2025 reúne 16 unidades da instituição para apresentarem resultados de pesquisas que vão ajudar a desenvolver os setores do agronegócio na região. No evento, a vitrina tecnológica da Embrapa vai expor aos produtores, técnicos, profissionais da área e demais visitantes, tecnologias ativas da Embrapa e o que tem sido desenvolvido com espécies de plantas, clones de café, açaí, algodão, trigo, pastagem e muito mais.
A chefe geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Evangelista, reforça a importância da presença das Embrapas do Brasil no Amazontech 2025:
“As outras 15 unidades da Embrapa pelo Brasil vão trazer soluções tecnológicas que vão contribuir com o agronegócio aqui em Roraima, um exemplo é o caso da edição gênica para a retirada da espinha em Y do lombo do tambaqui que vai contribuir também com o pescado de Roraima. Além da tecnologia do NetFlora, que é uma ferramenta desenvolvida pela Embrapa com o uso de inteligência artificial aplicada ao mapeamento florestal. Isso vai ajudar muito em inventários florestais e também no manejo florestal. Além disso, outras tecnologias como o desenvolvimento de algodão colorido, que também é uma demanda para comunidades indígenas, pastagens, cultivares de pastagens mais adaptadas. Dentre várias outras soluções que com certeza vão contribuir e muito com o desenvolvimento sustentável e também com o agronegócio do nosso estado.”
Uma parceria Amazontech
O Sebrae Roraima reconhece a importância do trabalho realizado pela Embrapa. A parceria estende-se ao Amazontech 2025 na construção de um futuro sustentável à Amazônia. Hyanameyka Evangelista destaca a união das instituições:
“O Sebrae tem sido um grande parceiro da Embrapa, que desenvolve pesquisa e precisa do apoio do Sebrae para que o produtor, investidor, empreendedor, possa levar ao mercado o seu negócio. Então, temos uma junção muito boa da pesquisa, com a difusão de soluções, até chegar ao mercado, ao empreendedorismo.”
O Amazontech 2025 é uma oportunidade real para apresentar as soluções tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento da Amazônia. Além de analisar a realidade local e as pesquisas mais adequadas a serem aplicadas não somente no estado mas em toda a Amazônia Legal.
Por Jhennifer Silva – Sebrae/RR