Skip to content

Alunos de creche produzem ovos de Páscoa saudáveis em atividade lúdica e educativa

f45e890342a8080e7e206eb43c087609

Com uma abordagem inovadora e sensível,a Escola Municipal Jael da Silva Barradas está promovendo a inclusão através do projeto “Personalizar para Alfabetizar,Letrar e Encantar no AEE (Atendimento Educacional Especializado)”,desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da instituição. Esta iniciativa valoriza os interesses únicos das crianças com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

54445774654 8872daca1d k
O projeto envolve a criação de jogos e outras atividades pedagógicas baseadas nas histórias desenvolvidas pelos alunos.

A proposta é ao mesmo tempo simples e impactante: identificar o hiperfoco dos alunos — os temas que mais capturam sua atenção — e utilizar esses interesses como base para desenvolver atividades educativas como jogos, dramatizações e a elaboração de livros autorais. Essas ferramentas servem como um ponto de partida essencial para o processo de alfabetização.

54445956850 af4adbf7f9 k
Neste jogo, o aluno deve preencher os espaços seguindo a sequência numérica até chegar ao final.

Baseado em princípios da neurociência educacional e na valorização das particularidades de cada estudante, o projeto foi idealizado pelas professoras Fátima Veira e Luane Costa, criando ambientes seguros que favorecem o aprendizado.

A Criação Literária: O Surgimento de um Novo Autor

Dentre as estrelas dessa jornada está alfredo Oliveira Sena Queiroz, um garoto de apenas 8 anos.Fascinado pelo universo,astronautas e planetas,ele viu sua paixão se transformar em um livro que ele mesmo narrou com apoio das professoras. O título? “O Astronauta”, uma narrativa envolvente repleta de aventura, amizade e superação.

54445774769 869927b8f1 k
“Esse processo fortalece o foco criativo da criança; mais importante ainda: mostra que ela pode aprender”, afirmou Fátima Vieira.

A Relevância do Hiperfoco no Aprendizado Personalizado

A professora Fátima compartilhou sobre como surgiu essa ideia inovadora do projeto: “Desenvolver atividades centradas no hiperfoco foi crucial para captar a atenção dos alunos. No caso do Alfredo, ele começou com uma frase inspiradora que desencadeou todo seu potencial criativo.” Ela acrescentou: “Estamos criando jogos interativos baseados na história dele; isso não só estimula seu foco mas também reforça sua capacidade criativa.”

A Emoção Materna diante da Transformação Filial

Silvana Sena expressou seu orgulho ao falar sobre as mudanças positivas na vida do filho devido ao projeto — transformações sentidas por toda a família.“Estou extremamente orgulhosa dele e da equipe escolar! Este programa proporcionou suporte emocional significativo ao Alfredo; ele aprendeu habilidades sociais essenciais como esperar sua vez em interações.” Silvana destacou ainda: “É uma transformação diária; este livro representa tudo isso.”

54444723682 8afd7916c2 k
“Aqui ele encontrou um espaço acolhedor onde pode crescer”, disse Silvana sobre a escola.

Acolhimento Escolar para Crianças Atípicas

Silvana também ressaltou quão importante é ter instituições escolares acolhedoras para famílias com crianças atípicas: “Quando temos filhos especiais ficamos apreensivos quanto à experiência escolar deles; mas aqui eles encontram apoio genuíno.” Ela concluiu emocionada: “Ver meu filho se tornando autor da própria história é algo indescritível.”

Sintonia entre Educação Especial e Inclusão Social

No enredo emocionante do livro “O Astronauta”, Afure embarca em uma missão rumo ao planeta Júpiter mas acaba sendo capturado por um alienígena solitário que apenas desejava amizade.Após escapar utilizando um dispositivo especial chamado “laser chave”, Afure descobre novas formas de conexão antes de retornar à Terra enriquecido pela nova amizade.

Evolução Contínua na educação Especial em Boa Vista

A proposta deste projeto reflete os avanços significativos realizados pela cidade Boa Vista no campo da Educação Especial nos últimos anos. Atualmente são atendidos 2.875 estudantes dentro desse público-alvo — dos quais 2.108 têm diagnóstico autista.

Cerca de 155 professores especializados atuam nas Salas Multifuncionais dedicadas à educação especial espalhadas por 79 unidades escolares diferentes além disso existem dois centros especializados conhecidos como CETEA e CMIEE oferecendo suporte multidisciplinar às crianças com deficiência.

No intuito fortalecer ainda mais esse atendimento inclusivo , a prefeitura anunciou investimentos significativos na aquisição quase 2000 materiais pedagógicos terapêuticos durante 2024 incluindo jogos educativos , brinquedos adaptados , equipamentos voltados à fisioterapia entre outros recursos essenciais .

Fonte: Post Views: 15

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top