A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta terça-feira, 22, o Workshop de Construções Sustentáveis, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento reuniu profissionais da construção civil, autoridades, acadêmicos e especialistas para debater práticas sustentáveis e inovações que estão transformando o setor.
“Boa Vista já se destaca por seu planejamento urbano com ruas largas e arborizadas e tem potencial para crescer de forma organizada e ambientalmente responsável. Queremos incentivar estudantes e profissionais da construção civil a buscarem certificações e aplicarem soluções sustentáveis em seus projetos”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Barbot.
O palestrante do evento foi Felipe Augusto Faria, CEO do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), que representa o selo internacional LEED, referência global em construções sustentáveis. Ele apresentou estratégias que contribuem para obras mais eficientes e ambientalmente responsáveis.

“Sabemos que, ao longo de 50 anos, apenas 15% do custo de uma edificação está na construção. Os outros 85% são destinados à operação e manutenção. Portanto, investir em eficiência energética e no uso racional da água gera economia para quem utiliza o espaço, além de proporcionar conforto térmico, acústico e luminoso”, explicou Felipe.
O especialista também ressaltou que, em tempos de mudanças climáticas, é vital que as construções estejam preparadas para eventos extremos, como ondas de calor, frio e enchentes. Ademais, o Brasil, por sua vocação e forma de construir, tem um desempenho melhor em emissão de carbono do que países como EUA, China e Europa.

de forma organizada e ambientalmente responsável
“O movimento por construções sustentáveis é global e crescente. O Brasil é o 5º país com mais empreendimentos certificados internacionalmente, com cerca de 3 mil projetos e 70 milhões de m². Isso também abre oportunidades promissoras para jovens que atuam com soluções sustentáveis na construção civil”, afirmou.
Felipe ainda destacou que Boa Vista é referência por seu planejamento urbano e possui potencial para crescer de maneira organizada e ambientalmente responsável. “Investir em eficiência energética é mais rápido e menos custoso do que ampliar a produção de energia. A cidade já implementa boas práticas e pode avançar ainda mais com certificações como o LEED”, enfatizou.
A estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, Karen Costa, celebrou a oportunidade de aprofundar o tema fora da sala de aula. “Ter acesso a especialistas e entender como aplicar essas soluções na prática é essencial. Quero levar esse conhecimento para meus futuros projetos”, comentou.

Boa Vista já adota ações sustentáveis no dia a dia
A capital já vem implementando diversas ações sustentáveis, como a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, o uso de energia solar em prédios públicos e a instalação de ecopontos para descarte consciente de resíduos. Boa Vista ainda investe em áreas verdes e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte.
O Parque do Rio Branco é um dos símbolos dessa transformação, com ciclovias, quadras, áreas de lazer e a “Selvinha Amazônica”, demonstrando que é possível aliar urbanismo, qualidade de vida e preservação ambiental.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR