A Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania) realizou na noite de quinta‑feira, dia 29, na área externa da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), um treinamento operacional voltado à resposta a situações de emergência.
Com a participação de 35 agentes da Polícia Penal — sendo 30 do GIT (Grupo de Intervenção Tática) e cinco do Canil — a atividade teve por objetivo simular distúrbios generalizados na unidade e treinar o emprego de técnicas de intervenção prisional.
“O Grupo de Intervenção Tática e o Canil da Polícia Penal estarão preparados para reagir a uma crise de forma rápida e profissional, respeitando a legalidade e os direitos humanos, para que a unidade retome o estado de tranquilidade, preservando a vida dos internos e dos agentes e, principalmente, mantendo o controle do sistema prisional”, destacou o assessor de Operações Penitenciárias da Sejuc, Ilrosmar Pedro Vieira.
Além de aprimorar a eficácia das ações dos agentes penais e garantir a ordem no sistema prisional estadual, o treinamento também evidencia a preocupação do Governo em proporcionar segurança à população, ressalta o secretário da Justiça e da Cidadania, Hércules Pereira.
“O treinamento reafirma o compromisso do Governo de Roqima com o fortalecimento do sistema prisional e com a capacitação dos nossos policiais penais para garantir a segurança dos servidores e dos reeducandos. O foco é atuar de forma preventiva, eficiente e sempre dentro da legalidade”, pontuou.




