Encontros no Carnaval: como se proteger ao usar aplicativos de relacionamento

Encontros no Carnaval: como se proteger ao usar aplicativos de relacionamento

Para muitos solteiros que vão cair na folia, o Carnaval é praticamente sinônimo de paquera. Enquanto uns preferem a agitação dos bloquinhos e festas, outros aproveitam a ocasião para conhecer pessoas de forma mais reservada — e os apps de relacionamento são uma ferramenta útil para isso. Ainda assim, é fundamental adotar alguns cuidados.

Assim como em redes sociais, os aplicativos de paquera são ambientes abertos, sujeitos a golpes, perfis falsos e outras armadilhas. Mesmo com um match indicando interesse, é preciso ficar atento a determinados sinais antes de marcar encontros ou aprofundar conversas.

smart_display

Vídeos em destaque

Confira neste texto como se proteger ao usar apps de relacionamento, evitar decepções e escapar de possíveis golpes online enquanto busca um par — seja para algo mais sério ou só um romance de Carnaval.

Apps de relacionamento podem ser uma boa opção para conseguir encontros no Carnaval, mas exigem atenção. (Fonte: AsiaVision/GettyImages)

Cuidado com perfis falsos no Carnaval

Se um match parece bom demais para ser real, talvez não seja. Apesar dos aplicativos tentarem bloquear cadastros fraudulentos, ainda é possível criar perfis fakes com facilidade — por isso, é importante reconhecer os indícios de um perfil duvidoso.

pessoa-segurando-celular-com-app-de-namoro-mostrando-match-na-tela
Mesmo com mecanismos de verificação, apps de relacionamento não impedem 100% dos perfis falsos. (Fonte: Ahmani Vidal/GettyImages)

Cheque se o perfil tem um nome plausível, links para redes sociais (comum no Tinder e no Bumble) e, quando disponível, um selo de verificação com foto. No Brasil, o Tinder, por exemplo, oferece verificação de identidade por documento oficial, o que torna a experiência mais segura.

Fique atento a fotos possivelmente geradas por IA, bios vazias e ausência de qualquer tipo de autenticação. Se algo parecer estranho, o melhor é não se arriscar, pois pode se tratar de um catfish.

Não compartilhe informações sensíveis

Se a conversa mal começou e a pessoa já pede seu nome completo ou detalhes íntimos da sua rotina, desconfie. Contas falsas podem tirar proveito do clima romântico para coletar informações valiosas.

pessoa-usando-computador-em-ambiente-domestico-com-conversa-em-app-de-mensagens-na-tela
Fornecer dados sem cuidado pode fortalecer golpistas. (Fonte: Tero Vesalainen/GettyImages)

Evite passar seu endereço, informações sobre familiares (nomes de parentes, quem mora com você) ou detalhes da sua rotina. Mesmo sem ser o alvo direto de um golpe, seus dados podem ser usados para dar veracidade a um fraudador, por exemplo em casos de clonagem de número em apps de mensagens.

Marque encontros em locais públicos

Aceitar um convite para ir direto à casa de alguém traz riscos além dos digitais, por isso evite esse tipo de proposta, principalmente se surgir logo no início. Prefira sempre locais públicos e movimentados, onde há mais segurança caso algo não ocorra como esperado.

grupo-de-amigos-conversando-e-rindo-em-cafeteria-com-xicaras-de-cafe
Quando possível, marque encontros em locais públicos — e pense em ir acompanhado de amigos. (Fonte: fizkes/GettyImages)

Se quiser aumentar a segurança, considere o bom e velho “quatro é par”: você e a pessoa levam um amigo cada para o encontro. Isso ajuda a quebrar o gelo e torna a situação mais tranquila.

Confirmação extra nunca é demais

Para reduzir surpresas desagradáveis, vale checar alguns pontos antes do primeiro encontro. Alguns aplicativos oferecem videochamadas, como o Bumble, que tem funcionalidade nativa para isso. Conversar por vídeo antes pode ajudar a confirmar a identidade e tornar o encontro mais seguro.

5 dicas rápidas para evitar golpes de namoro no Carnaval

No Carnaval, as coisas costumam acontecer com mais rapidez, inclusive abordagens suspeitas. Antes de transformar um match em encontro, siga medidas simples para diminuir riscos, evitar catfishes e não cair em golpes que exploram o clima de paquera.

  1. Desconfie de pressa e “histórias perfeitas”: se a pessoa quer migrar rapidamente para outro app, pede contato urgente ou cria cenários dramáticos, fique em alerta;
  2. Priorize perfis verificados e sinais reais: procure selo de verificação, bio coerente e fotos diversas; se parecer gerada por IA ou muito genérica, pule;
  3. Não envie dinheiro, Pix ou “ajuda” por nenhum motivo: pedidos de emergência (celular roubado, hospital, passagem) são golpes clássicos — e costumam aparecer cedo;
  4. Evite expor dados que te identificam: não compartilhe endereço, rotina, onde ficará, nome completo ou prints com informações pessoais;
  5. Marque o primeiro encontro em local público e avise alguém: escolha um lugar movimentado, combine um horário de saída e compartilhe sua localização com um amigo.

Outros cuidados indispensáveis no Carnaval

Cuidar dos apps de relacionamento é apenas uma parte das precauções recomendadas para o Carnaval. Outra atenção importante é proteger seu celular e seus dados pessoais, e o TecMundo também ensina como fazer isso.

Com tudo isso em mente, aproveite. O Carnaval é uma festa de grande importância na cultura brasileira e uma excelente oportunidade para descansar, se divertir, paquerar e escapar da rotina. Agindo com responsabilidade, você pode curtir à vontade.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top