A PCRR (Polícia Civil de Roraima), em parceria com a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), realizou na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), uma ação em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental. A iniciativa teve o propósito de promover a saúde mental e a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores.
De acordo com o delegado-geral adjunto Luciano Silvestre, a ação visa reforçar o cuidado com a saúde mental dos policiais civis, reconhecendo os desafios inerentes à atividade policial e a relevância do equilíbrio emocional para o rendimento profissional e para a vida pessoal.
“É uma parceria que reúne várias instituições da área de segurança pública para orientar os colegas sobre qualidade de vida e manejo das emoções, considerando que a atividade policial é extremamente tensa. Isso não é apenas uma ação de bem-estar, é uma responsabilidade institucional”, ressaltou.
A diretora do CQV (Centro de Qualidade de Vida), a major do Corpo de Bombeiros Militar Sandra Menezes, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental e disse que a prioridade do novo secretário de Segurança Pública, Vinícius Souza, é ampliar as ações voltadas ao bem-estar dos profissionais de segurança.
No decorrer do evento foram ministradas palestras por profissionais convidados, que abordaram temas relacionados ao autocuidado, à prevenção do adoecimento psicológico e às demandas da rotina policial. As apresentações foram feitas pela psiquiatra Maria Vauliam e pela psicóloga Geórgia Mezomo Paz.
Para a psiquiatra Maria Vauliam, que falou sobre “Atividade Policial: sobre viver em alerta”, refletir sobre as emoções e cuidar da saúde mental tem impacto direto na vida profissional e pessoal.
“Quando se trata de segurança pública de modo geral, esse público às vezes esquece de cuidar de si. Esse tipo de iniciativa cria um momento para pausar e pensar sobre suas emoções e sobre a saúde mental. Isso facilita o enfrentamento das questões do dia a dia, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal como um todo”, destacou.
A psicóloga Geórgia Mezomo Paz, uma das palestrantes, atua desde 2018 com foco na saúde mental de profissionais da segurança pública.
Durante sua exposição, enfatizou a importância dos cuidados com a esfera emocional do policial e aplicou uma dinâmica que envolveu os participantes em uma reflexão sobre a necessidade de não negligenciar esses cuidados.
A agente de polícia Jeane Brito, que participou da ação, considerou “importantíssimo” tratar do tema saúde mental.
“Principalmente para policiais que enfrentam tantas situações difíceis e vivem numa rotina permanente de alerta, as emoções não devem ser escondidas ou negligenciadas, e sim administradas. As palestrantes foram objetivas em suas falas, mostrando que precisamos buscar equilíbrio, desenvolver habilidades e ressignificar experiências”, ressaltou.



