A Sesau (Secretaria de Saúde) ampliou o acesso aos atendimentos de urgência e emergência com a implantação do Samu+, uma ferramenta que possibilita acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) mesmo em locais sem cobertura de telefonia móvel, desde que o cidadão esteja conectado à internet.
A funcionalidade é um software de regulação utilizado pelo serviço, responsável pelo registro das ocorrências e das chamadas recebidas, além de permitir a troca de informações entre as equipes de regulação e intervenção e gerar dados estatísticos encaminhados ao Ministério da Saúde.
“O Samu+ possibilita realizar chamadas pela web — ou seja, em locais sem sinal de operadora, ou em regiões com instabilidade na rede da operadora, desde que haja conexão à internet — essas pessoas poderão acionar o 192”, explicou Wandressa Reis, responsável pelo suporte de TI do Samu.
Para utilizar o serviço, a população deve salvar no telefone o número +55 95 3621-2800. No momento da emergência, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para esse contato. Automaticamente o usuário receberá um link que direciona para uma página web, onde será possível efetuar a chamada para o 192. A ligação é gravada e registrada no sistema, garantindo a segurança das informações e a continuidade do atendimento.
A Cermu (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência de Roraima) é responsável por regular o socorro pré-hospitalar de urgência, intermediando atendimentos clínicos, traumáticos e transferências inter-hospitalares em todos os 15 municípios do Estado. Somente em 2025, a Central registrou cerca de 54.368 protocolos de atendimento.
Ao acionar o serviço pelo 192, é importante informar endereço completo e pontos de referência para agilizar a chegada da equipe móvel. Em acidentes em vias públicas e rodovias, recomenda-se isolar e sinalizar o local para evitar novas ocorrências. Além disso, após o contato com o serviço de urgência, a vítima não deve deixar o local, pois isso pode resultar no cancelamento da ocorrência.




