Com o objetivo de fortalecer a participação do estado no comércio exterior, representantes do Governo de Roraima se reuniram, nesta quarta-feira, 21, na Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), para alinhar os Planos de Promoção da Cultura Exportadora no âmbito da PNCE (Política Nacional de Cultura Exportadora).
Na reunião, servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima), Sefaz (Secretaria da Fazenda), Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Sepi (Secretaria de Estado dos Povos Indígenas), Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento de Roraima), Sodiurr (Sociedade dos Povos Unidos de Roraima) e Seed (Secretaria de Educação e Desporto) trocaram informações, apresentaram diretrizes e articularam a mobilização dos órgãos estaduais para a elaboração conjunta do Plano Estadual da Cultura Exportadora de Roraima, em parceria com o Governo Federal por meio do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
De acordo com o coordenador de Negócios Internacionais, Eduardo Oestreicher, Roraima foi escolhido como um dos dois estados brasileiros — junto com o Piauí — para integrar, já no primeiro semestre de 2026, a rodada inicial de implementação da PNCE.
“A política nacional visa ampliar a presença das empresas brasileiras no mercado internacional, com atenção especial às micro, pequenas e médias empresas, promovendo uma mudança cultural para que a exportação passe a integrar de forma permanente o planejamento dos negócios”, explicou ele.
Durante o encontro, foram detalhados os eixos, pilares e diretrizes da PNCE, que abrangem articulação institucional, o fortalecimento da cultura exportadora, promoção de negócios, acesso a financiamentos e o reposicionamento da imagem dos estados no cenário global.
“Cada instituição participante deverá propor ações em sua área de atuação para consolidar um plano compatível com a realidade produtiva de Roraima. Está prevista uma oficina online no dia 8 de abril, das 14h30 às 18h, com a participação do MDIC e das instituições estaduais e federais, quando serão apresentadas as etapas técnicas para a elaboração do plano. Nos dias 16 e 17 de abril, equipes do Ministério estarão em Boa Vista para dois dias de reuniões presenciais, aprofundando diagnósticos, análises estratégicas e a estruturação do plano estadual”, complementou Oestreicher.
No âmbito dos negócios internacionais, a Seadi também destacou avanços relevantes, como a conclusão do Acordo de Transporte Rodoviário Internacional de Cargas e Passageiros entre Brasil e Guiana, atendendo a uma demanda histórica do setor produtivo. O acordo permitirá que empresas de transporte brasileiras operem diretamente para qualquer cidade guianense, ampliando a competitividade logística do estado.
Outro ponto debatido foi a articulação com autoridades brasileiras e estrangeiras para simplificar exigências documentais, em especial o apostilamento de documentos, a fim de reduzir custos e burocracia para transportadoras e exportadores da região.
“A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Roraima em criar um ambiente mais competitivo, integrado e favorável às exportações, conectando o comércio exterior às prioridades do desenvolvimento local e ampliando oportunidades para produtores e empreendedores roraimenses no mercado global”, concluiu o secretário Márcio Grangeiro.



