Programa Computadores para Inclusão instala 60 novos laboratórios de informática no Rio Grande do Sul em 2025

b6e9UrMdXDKdJZoctemBgvVA.webp

A população do Rio Grande do Sul contará com mais de 60 laboratórios de informática em 2026. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que entregou, em 2025, 348 computadores recondicionados para pessoas de baixa renda, alunas do projeto.

O projeto transforma equipamentos descartados por órgãos públicos em ferramentas de ensino. Além da doação, o programa capacita jovens de baixa renda em cursos de manutenção de computadores e celulares, preparando-os para o mercado de trabalho local.

“O programa tem como objetivo preparar todos os brasileiros para a era digital. Atualmente, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas fica excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar ninguém fora desse universo digital e transformar a nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Desde sua criação, o programa já destinou 67 mil computadores para 1.298 municípios em todo o Brasil. Atualmente, existem 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) operando em quase todas as unidades da federação.

Esses centros são responsáveis por:

  • Receber doações de equipamentos eletrônicos usados;
  • Promover cursos de formação em novas tecnologias;
  • Instalar laboratórios em áreas rurais, quilombolas e aldeias indígenas.

Impacto social e meta superada

O Ministério das Comunicações confirmou que a meta de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026 já foi ultrapassada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. Segundo a pasta, a prioridade atual é atender comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.

]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top