O Governo de Roraima inaugurou, neste sábado, 10, a vicinal Tio Preto, em Alto Alegre, fortalecendo o escoamento da produção rural, o transporte escolar e o acesso ao turismo na região do Lago Dias. A obra, realizada pela Senif (Secretaria de Infraestrutura), tem 4 km de extensão e beneficia mais de 50 propriedades, incluindo balneários que fazem parte do hub turístico do Estado.
Com investimento de R$ 600 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Gabriel Picanço, os serviços contemplaram a implantação da via, terraplanagem, construção de obras de arte correntes — como bueiros — e a aplicação de revestimento primário.
O governador em exercício e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, ressaltou a abrangência das ações do Governo na malha viária estadual e a importância da vicinal para a população local. “Esta vicinal é de grande relevância por ser a via do turismo na região, cercada por muitas chácaras. O transporte escolar dependia bastante dessa estrada e, por meio da emenda do deputado Gabriel Picanço, inauguramos a via e entregamos mais uma obra do Governo do Estado de Roraima em parceria com nossos deputados”, afirmou. Segundo ele, já foram recuperados e implantados mais de 5 mil km de vicinais em todo o Estado.
Moradora da região há cinco anos, a vice-presidente da Associação Lago Dias, Rogéria Lopes, recordou as dificuldades enfrentadas antes da intervenção, especialmente no período chuvoso, quando buracos e atoleiros prejudicavam a circulação.
“A obra na estrada foi fundamental para atender os moradores e facilitar o escoamento, pois temos pequenos produtores de batata-doce e coco que foram beneficiados. A rota escolar foi regularizada e agora a mobilidade e a segurança melhoraram; acreditamos que só tende a melhorar. O turismo da região vem crescendo e sendo muito procurado, o que é positivo para nós”, destacou.
Autor da emenda, o deputado estadual Gabriel Picanço enfatizou os impactos econômicos da implantação da vicinal, como a geração de empregos e o aumento do fluxo de visitantes nos balneários locais.
“Tivemos a oportunidade de conversar com alguns empresários que trabalham aqui e nos solicitaram — a mim e ao nosso vice-governador e secretário de Obras — que o benefício fosse realizado para a população. E assim foi feito”, completou.




