DRE – Delegacia de Repressão a Entorpecentes, divulgou balanço das ações realizadas em 2025

WhatsApp Image 2026 01 03 at 19.01.20 1

A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), vinculada ao Departamento de Narcóticos (Denarc), divulgou o balanço das ações realizadas em 2025 no enfrentamento ao tráfico de drogas no estado. O levantamento reúne dados sobre procedimentos instaurados, prisões, drogas, armas, munições, veículos apreendidos e atividades de prevenção.

Em 2024, a DRE registrou 70 procedimentos, que resultaram na apreensão de aproximadamente 843,9 kg de drogas — sendo 12,1 kg de cocaína e 831,8 kg de maconha. No mesmo período, 96 pessoas foram presas, além da apreensão de 21 armas de fogo, 2.250 munições e 44 veículos usados para dar suporte às atividades criminosas.

WhatsApp Image 2026 01 03 at 19.01.20
DRE - Delegacia de Repressão a Entorpecentes, divulgou balanço das ações realizadas em 2025 3

Já em 2025, foram contabilizados 81 procedimentos, com a apreensão de 62,7 kg de drogas, divididos em 31,5 kg de cocaína e 31,1 kg de maconha. As ações resultaram ainda na prisão de 91 pessoas, na apreensão de 18 armas de fogo, 269 munições e 54 veículos empregados na logística do tráfico.

De acordo com o delegado titular da DRE, Leonardo Strunz, os números demonstram a continuidade da repressão qualificada ao tráfico de drogas, com foco na responsabilização criminal e no enfraquecimento das estruturas usadas por organizações criminosas.

“O trabalho desenvolvido pela DRE tem como objetivo dar continuidade às ações de enfrentamento ao tráfico, atuando tanto na repressão quanto na desarticulação da logística e dos recursos utilizados pelas organizações criminosas”, explicou o delegado.

Os veículos apreendidos nas operações são destinados a leilão, e os valores arrecadados são revertidos ao Fundo da Polícia Civil, contribuindo para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade.


Ações preventivas ganham força em 2025

Além das operações repressivas, a DRE e o Denarc intensificaram as atividades preventivas e educativas, realizadas por meio do Núcleo de Narcóticos (NN).

Em 2025, foram promovidas 20 palestras em escolas da capital, do interior e em instituições públicas, voltadas à conscientização sobre os riscos do uso de drogas. Em 2024, haviam sido registradas cinco ações desse tipo, o que representa uma ampliação significativa do trabalho de prevenção.

Segundo o delegado Leonardo Strunz, essa frente de atuação complementa a atividade policial e aproxima a instituição da sociedade.

“As atividades preventivas ampliam o diálogo com a população e contribuem para a orientação, especialmente de crianças e adolescentes”, destacou.

Para 2026, a meta é fortalecer ainda mais essa estratégia.

“Nossa expectativa para 2026 é ampliar o trabalho preventivo, tanto na capital quanto no interior, e fortalecer as investigações, de forma integrada, para ampliar a responsabilização criminal e enfraquecer a atuação dos traficantes, sempre com foco na proteção da sociedade”, concluiu o delegado.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top