A cerimônia de inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília, também celebrou a abertura de 500 novos mercados internacionais pelo Brasil entre 2023 e 2025.
Durante o evento, realizado na segunda-feira (15), o presidente da instituição, Jorge Viana, ressaltou a importância da marca e afirmou que o país tem potencial para expandir ainda mais sua presença no mercado global, especialmente através do investimento na capacitação das empresas brasileiras.
“A ApexBrasil mantém convênios com 52 setores da economia brasileira. São convênios meio a meio. A ApexBrasil aporta metade dos recursos e as organizações, a outra metade, para garantir que o Brasil esteja presente em todo o mundo. Realizamos cerca de mil eventos por ano”, destacou.
Sobre a nova sede, Viana lembrou que a ApexBrasil funcionava em imóveis alugados desde sua fundação. Segundo ele, a conquista de um espaço próprio permitirá maior foco em levar empresas brasileiras ao mercado internacional. “Deixamos o aluguel para trás e entregamos um prédio premiado, sustentável e moderno, que já recebeu quatro prêmios antes mesmo de iniciar suas operações”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; entre outras autoridades.
Na ocasião, Lula ressaltou que os resultados alcançados são fruto de um esforço conjunto. “Quando as coisas dão certo, não se pode correr para o abraço sozinho, porque o sucesso que o Brasil está tendo se deve ao aprendizado acumulado ao longo de muitos anos. Não depende de apenas uma pessoa, depende da boa vontade dos empresários, dos ministros e da capacidade de trabalhar em equipe no governo”, disse.
O presidente também destacou que a competitividade do Brasil está diretamente ligada à qualidade dos produtos nacionais e ao compromisso com temas estratégicos. “O que importa é a qualidade do que oferecemos, não apenas o preço, mas a qualidade também. Tenho muito orgulho dessa trajetória que nos levou a mais de 500 novos mercados, e podemos avançar ainda mais”, afirmou.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que a abertura dos 500 novos mercados resulta da política diplomática adotada pelo atual governo.
“Não é por acaso. O resultado está aí: 500 mercados novos. Em uma conta simples, é um mercado novo a cada dois dias — num ritmo dia sim, dia não, um novo mercado aberto. A colheita começou, mas a missão continua”, avaliou.
Projeções do Ministério indicam que esses mercados estão distribuídos em mais de 80 países, com potencial de exportação superior a US$37,5 bilhões por ano.
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Estimativas divulgadas pela ApexBrasil indicam que, no período, foram realizadas mais de 170 ações internacionais em 42 países, com previsão de US$18 bilhões em negócios e participação de mais de três mil empresas brasileiras. Também aconteceram 19 missões oficiais presidenciais e cinco vice-presidenciais, ampliando conexões com mercados prioritários.
Participação dos empresários
Durante a solenidade, empresários de setores estratégicos compartilharam experiências e discutiram perspectivas de crescimento fomentadas pela atuação integrada do governo federal e da ApexBrasil.
Presente ao evento, Caroline Dassoler, CEO da Dassoler Agronegócios – empresa de Mato Grosso referência nacional na originação, beneficiamento e exportação de feijões e pulses – destacou o papel estratégico do setor de grãos especiais no posicionamento do Brasil no mercado internacional.
“Somos empresários que acreditaram no Brasil, mesmo quando poucos acreditavam ou nos viam, e que investiram e inovaram convictos de que o país pode se tornar um grande protagonista no mercado de grãos especiais. Temos a vocação de ser o celeiro do mundo, sem deixar de garantir que as panelas nas casas brasileiras continuem cheias”, afirmou.
Já a sócia-diretora do Grupo Zanotto e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, destacou que, desde o início do projeto Cotton Brazil — desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com o setor produtivo —, o algodão brasileiro vive um dos momentos mais importantes de sua história.
Segundo ela, o Brasil é atualmente o maior exportador mundial de algodão, respondendo por 33% das vendas globais. Neste contexto, ressaltou o papel da ApexBrasil como ponte entre o campo brasileiro e o mercado internacional. “A Agência tem cumprido essa função com excelência, transformando potencial produtivo em oportunidades reais”, concluiu.
Sede própria da ApexBrasil
A sede própria da ApexBrasil funcionará como um espaço integrado à cidade, aberto para atividades culturais, educativas e literárias, além de exposições e outras ações.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o novo espaço fortalece a capacidade de atuação da Agência. “Este prédio próprio, bem estruturado e acolhedor, é fundamental para promover o produto brasileiro e atrair investimentos”, afirmou.
O novo espaço fica no edifício Lotus, na Quadra 903 Sul, em Brasília. Com cerca de 17 mil metros quadrados, o prédio está próximo ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek.


