O Banco da Amazônia alcançou R$ 64,4 bilhões na carteira de crédito – um valor que representa um crescimento de 19,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço tem foco nos segmentos estratégicos direcionados ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Os dados são do Relatório de Administração 9M2025 da instituição, que apresenta os resultados dos nove primeiros meses de 2025.
Fábio Maeda, diretor de controle e risco do Banco da Amazônia, ressaltou que o crescimento da carteira de crédito reafirma o compromisso do banco com o desenvolvimento econômico regional.
“A carteira de crédito chegou a 64,4 bilhões de reais. Esse número representa um aumento de 19,4% em comparação ao ano anterior, evidenciando que o banco tem ampliado sua atuação na promoção do desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental”, afirmou Maeda.
Desenvolvimento regional sustentável
No acumulado, o Banco da Amazônia atingiu R$ 17,8 bilhões em operações de crédito, um crescimento de 30,1%. Foram fechados 92.698 contratos, beneficiando 65.250 clientes – o que representa um aumento de 70,4% em relação a 2024.
Segundo o relatório, o patrimônio líquido do banco chegou a R$ 7,3 bilhões, correspondendo a um avanço de 12,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o documento, esses resultados refletem o papel do banco em promover a inclusão financeira na Região Norte.
“Esses resultados, impulsionados pelo nosso novo modelo comercial de segmentação, desenvolvido no âmbito do Programa Transformação, demonstram a expansão da nossa presença no mercado e reafirmam nosso compromisso com a inclusão financeira e o estímulo à atividade produtiva na Amazônia”, destacou o relatório.
O lucro líquido alcançado foi de R$ 799,9 milhões – valor 6,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2024. Segundo a instituição, essa redução é consequência de um cenário desafiador e da cautela na gestão de crédito.
Maeda avaliou que os números comprovam que o Banco tem crescido com responsabilidade ambiental.
“Os resultados evidenciam que o Banco da Amazônia está crescendo de forma responsável, apoiando a economia, as pessoas e o futuro sustentável da região. Continuamos investindo, inovando e promovendo um crescimento que transforma vidas, impactando quem impulsiona o futuro da Amazônia”, concluiu Maeda.
Modernização tecnológica e inovação
Fábio Maeda destacou que o Banco conquistou avanços significativos na agenda de transformação durante os primeiros nove meses de 2025. O Programa Transformação reúne um conjunto de iniciativas estratégicas para modernizar o atendimento bancário e expandir a presença digital.
Maeda afirmou que, nesse período, o principal destaque foi o ritmo acelerado do programa de transformação, que tem como objetivo modernizar a tecnologia e inovar, visando atender às demandas dos clientes de forma mais eficiente e segura.
“O Banco da Amazônia direcionou grande parte dos seus esforços para implementar uma nova infraestrutura digital que dará suporte a um novo core bancário, com foco em ampliar a eficiência operacional, integração dos sistemas e experiência dos clientes. Estamos construindo as bases para um banco mais ágil, seguro e moderno, preparado para suprir as demandas de crédito, sustentabilidade e inovação da região”, destacou Maeda.
A agenda do banco prioriza a automação de processos, a integração de sistemas e a adoção de soluções digitais que aumentem a eficiência operacional, a segurança da informação e a qualidade do atendimento aos clientes nos próximos trimestres.
Para mais informações, acesse: www.bancoamazonia.com.br.




