Na tarde de sexta-feira, dia 12, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) reuniu gestores e secretários escolares para apresentar orientações sobre o Educarr, o Sistema de Gestão da Educação, plataforma desenvolvida pelo Governo de Roraima por meio do SGD (Secretaria de Governo Digital) que promete transformar os processos de gestão educacional.
A plataforma começará a ser utilizada em 2026 para informatizar todos os procedimentos realizados no âmbito escolar, iniciando pela capital Boa Vista. O secretário adjunto do SGD, Paulo Torres, apresentou orientações e esclareceu dúvidas dos profissionais da educação sobre as funcionalidades do sistema.
“Discutimos dúvidas de gestores, secretários e demais atores envolvidos na cadeia de matrículas para o ano de 2026; fizemos alinhamentos, coletamos sugestões para novas funcionalidades e estamos organizando a execução do calendário de 2026 já com a ferramenta do Educarr, que será o sistema de gestão oficial do Estado para toda a rede estadual”, explicou.
Ele acrescentou que serão disponibilizados materiais de apoio, como cartilhas e vídeos explicativos, além da realização de treinamentos para capacitar os profissionais no uso de todas as funcionalidades da plataforma.
A secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, participou do encontro, juntamente com o secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Edson Mendonça, e a equipe técnica da secretaria.
“É um grande avanço para a educação estadual. Vamos agilizar processos nas escolas e também na Secretaria, conferindo mais celeridade e otimizando nossas atividades”, ressaltou Raimunda Rodrigues.
Funcionalidades do Educarr
O Educarr é um sistema de gestão educacional voltado à modernização da educação em Roraima. Em consonância com uma política pública do Governo, o sistema foi criado como um ambiente virtual que integra escolas, a Seed e a comunidade escolar, promovendo o compartilhamento de informações com mais comodidade e transparência.
Foi implantado inicialmente como projeto-piloto em algumas escolas da rede e atualmente já está presente em todas as instituições de ensino da capital Boa Vista. Por meio do sistema será possível administrar desde questões relativas aos recursos humanos da Seed, como lotação e quadro de horários, até diversas atividades dos servidores dentro da escola.
“Também será possível gerenciar todo o processo de matrícula, lançamento de conteúdos, frequência, notas, gestão do trabalho do professor, a gestão documental como relatórios, e a parte de business intelligence com painéis de dados — ou seja, um fluxo completo de gestão educacional”, finalizou Paulo Torres.
Para a gestora da Escola Estadual Mário David Andreazza, professora Francirene Moreira, o sistema trará mais agilidade às atividades e à rotina escolar. “Vai facilitar muito ao informatizar todo o sistema escolar, simplificar a escrituração e dar mais celeridade a todo o processo”, disse.




