Na manhã desta quinta-feira, 12, a academia do bairro Santa Luzia foi tomada por muita animação. Ao som de zumba e com diversas atividades físicas, a iniciativa “Dezembro Vermelho – Unidos pela Vida” reuniu moradores em um encontro dedicado à conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de incentivar a alegria e hábitos mais saudáveis.

Quem compareceu não ficou parado: muitos dançaram sem parar, enquanto outros se revezaram nas bicicletas ergométricas. No espaço interno da academia, profissionais de saúde realizaram coletas de sangue para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Também foram feitas avaliações de bioimpedância, e uma mesa com panfletos e preservativos, masculinos e femininos, oferecia orientações sobre prevenção.
A ação resultou de uma parceria entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Macro 7 (Santa Luzia, Sayonara Dantas, Senador Hélio Campos e Lupércio Lima), a Academia Bem Estar Fitness e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pintolândia.
Mais do que uma confraternização, o encontro marcou o encerramento de um mês e meio de iniciativas solidárias: desde 1º de novembro, pontos de coleta nas UBSs, na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e na própria academia recebiam alimentos não perecíveis para doação a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Todos os alimentos arrecadados irão compor cestas básicas, que serão destinadas a quem mais precisa. São famílias acompanhadas pelas nossas unidades”, explicou Kerolly Ellen, coordenadora no núcleo de acompanhamento da rede básica da SMSA.

A enfermeira Lanna Rodrigues, da UBS Santa Luzia, lembra que a iniciativa começou em 2022. “Nasceu pequena, como uma parceria com a academia para realizar atividades voltadas aos idosos. Com o tempo, outras UBSs e o CRAS Pintolândia aderiram. Hoje é um evento de toda a Macro 07. Lutamos contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, cuidando da saúde da população”, afirmou.
No olhar de dona Maria Pereira, de 76 anos, estava claro o valor do encontro. Participante do projeto Cabelos de Prata há cinco anos, ela falou da alegria e do acolhimento que recebe. “Quando entrei nesse projeto, tudo mudou para melhor. Sinto-me mais viva ao me mover. Somos tratados com carinho e respeito. Parece até benção ter essa turma cuidando da gente”, disse.
Pedro Rodrigues, 67 anos, ainda ofegante após se exercitar, destacou a importância de romper a rotina. “É muito benéfico para quem tem minha idade e sente dores. Pedalei na bicicleta e levantei pesos. Sair de casa e movimentar o corpo faz um bem danado”, relatou empolgado.
DEZEMBRO VERMELHO – Criada em 2017, a campanha divulga ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos de pessoas vivendo com o vírus HIV, Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O enfrentamento é realizado de forma integrada com o Sistema Único de Saúde (SUS), poder público, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.




