Com a aproximação das festas de fim de ano e o início do período de férias, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) alerta para a queda nas doações de sangue, especialmente dos tipos sanguíneos negativos.
O sangue O negativo é conhecido como doador universal, pois pode ser transfundido para qualquer paciente. Entretanto, apenas cerca de 9% da população brasileira possui esse tipo sanguíneo, o que o torna relativamente raro.
“Com os grandes feriados, as festas de fim de ano e o aumento de ocorrências e acidentes na cidade, é preciso reforçar os estoques no Hemoraima, sobretudo dos fatores negativos. Pedimos aos doadores regulares que não deixem passar muito tempo sem voltar e também convidamos quem ainda não doou a vir fazer a sua doação”, declarou a assistente social voluntária Terezinha Khan.
Dezembro e janeiro registram maior demanda por sangue devido ao aumento no número de atendimentos de emergência.
Estimulado por uma campanha em sua igreja, Dorilene Silva, 50 anos, decidiu realizar a primeira doação de sangue.
“Há muito tempo eu queria doar, mas nunca tinha conseguido tempo. Agora, aproveitei as férias para vir e ajudar — doar é um gesto de amor”, afirmou.
QUEM PODE DOAR?
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
No ato da doação é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Se o doador for menor de 18 anos, deve estar acompanhado pelos pais; no caso de tutor legal, é necessário apresentar consentimento formal dos pais ou do responsável legal.
Quem atende aos requisitos faz o cadastro e passa por uma entrevista, seguida de triagem. Se não houver impedimentos, o doador é encaminhado à sala de coleta, onde a doação leva, em média, até 10 minutos.
O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nas proximidades do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Mais informações pelo telefone (95) 98404-9593.



