Para reduzir os efeitos sobre o meio ambiente e resguardar a saúde da população, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas na zona rural do município. Com pontos de entrega autorizados até sexta-feira, 12, a iniciativa segue normas específicas e estimula o descarte adequado desses recipientes.
Os agricultores precisam realizar a tríplice lavagem das embalagens (lavando com água três vezes) para remover os resíduos tóxicos após o uso. Segundo o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a ação conta com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que responde pela logística reversa.
“Nosso objetivo é conscientizar os produtores sobre a importância de devolver as embalagens corretamente. Trabalhamos em parceria com o instituto na divulgação dessa prática e na logística, disponibilizando caminhões para recolher as embalagens e levá-las ao centro de processamento no Distrito Industrial”, afirmou.
No ano anterior, os pontos mantidos pela prefeitura recolheram mais de 3 toneladas de embalagens vazias de defensivos e, para este ano, a meta é chegar a 5 toneladas.
Produção segura e sustentável
Como parte de uma ação conjunta entre produtores, associações, cooperativas e a prefeitura, os pontos de coleta garantem o encaminhamento adequado das embalagens, diminuindo riscos de contaminação do solo e da água e protegendo a saúde das pessoas, além de promover uma agricultura mais segura. Produtor de banana, macaxeira, abóbora, batata-doce e maxixe, João Pinheiro atua na região há 10 anos e sempre entrega as embalagens de forma correta.
“Sabemos que é perigoso deixar essas embalagens dispersas. Por isso é nossa responsabilidade devolvê-las corretamente. Aqui em Boa Vista a prefeitura sempre nos incentiva e apoia, contribuindo para o desenvolvimento da produção na região”, destacou o produtor.
Parceria
De acordo com a supervisora da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Boa Vista, Edilene Araújo, a parceria com o município assegura o descarte ambientalmente adequado desses materiais.
“É fundamental que os produtores façam a limpeza das suas propriedades, evitando deixar material espalhado pelo campo. A legislação sobre defensivos agrícolas existe justamente para prevenir a contaminação do meio ambiente”, explicou.
Confira os pontos de recolhimento:
Data: 10/12/2025
Horário: 9h às 13h
Local: RR 342 – cruzamento com a Vicinal 7 – (ao lado do Super Reizão) – PA Nova Amazônia – Murupu
Data: 11/12/2025
Horário: 9h às 13h
Local: RR 319 – Próximo à vila na balsa do Rio Uraricoera – Passarão
Data: 12/12/2025
Horário: 9h às 13h
Local: Centro de Difusão Tecnológica (CDT) – RR 321 – Km 5 – Bom Intento




