Roraima e Funai selam parceria para apoiar escolas da Terra Yanomami

PARCERIA GOVERNO E FUNDACAO POVOS INDIGENAS 5

Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), formalizou uma parceria com a Força-Tarefa da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). A iniciativa visa reforçar o atendimento educacional aos estudantes de escolas situadas em área de voo na Terra Indígena Yanomami.

O coordenador da Força-Tarefa, Ivo Macuxi, foi recebido pelo secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Edson Mendonça, para definir as ações que serão realizadas por meio dessa cooperação.

“Trata-se de uma parceria muito importante, que nos auxilia na logística de distribuição de kits escolares, insumos e merenda na região Yanomami, sobretudo nas áreas de voo. Hoje recebemos o Ivo, chefe da Força-Tarefa, que se comprometeu a incluir o transporte dessa merenda nos voos rotineiros da Fundação dentro da Terra Yanomami”, explicou o secretário Edson.

Ele ressaltou o empenho do Governo de Roraima em garantir atendimento pleno a todas as escolas estaduais, incluindo as unidades indígenas localizadas em áreas de difícil acesso.

“É uma preocupação do Governo do Estado e da Secretaria de Educação assegurar que a merenda chegue, garantindo a segurança alimentar dos alunos, para que frequentem as aulas de maneira digna e segura — com kit de material escolar, fardamento, merenda de qualidade e estrutura adequada”, concluiu.

Ivo Macuxi explicou que a Força-Tarefa é resultado de um Termo de Execução Descentralizada entre a Funai e a Fiocruz e que, atualmente, conta com 78 profissionais em atuação.

“Temos a Força-Tarefa de Desenvolvimento Sustentável da Terra Yanomami, uma parceria com a Fiocruz, e viemos conversar com o secretário Edson para formalizar a cooperação e otimizar o uso dos recursos públicos, principalmente federais, aproveitando os voos semanais para transportar materiais destinados às comunidades indígenas da Terra Yanomami — como merenda escolar, material didático e equipamentos”, afirmou.

Parceria atenderá o ano letivo 2026

A parceria começará a beneficiar as escolas da Terra Indígena Yanomami já no ano letivo de 2026. Conforme o Censo Escolar, a rede estadual possui 22 escolas indígenas na região, que juntas atendem 1.284 estudantes.

A Força-Tarefa realiza voos semanais para enviar suprimentos às regiões de Auaris, Surucucu, Sauba, Alto e Baixo Mucajaí, Missão Catrimani e Ericó.

Com a parceria, a Seed aproveitará essa logística para encaminhar gêneros alimentícios, kits de fardamento escolar e materiais didáticos e pedagógicos, assegurando atendimento integral e regular às instituições indígenas situadas em áreas de difícil acesso.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top