Mais de 1,7 mil mulheres estiveram presentes na 6ª edição do Liberdade para Empreender em São Paulo

Dbgmyw8kB2fUm1KcUfLUXYTN.webp

Mais de 1,7 mil mulheres participaram da 6ª edição do Liberdade para Empreender, realizada em São Paulo, com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento reuniu empreendedoras de todas as regiões do Brasil em um espaço que proporcionou conexões, aprendizado prático e debates sobre como impulsionar produtos e serviços conciliando a vida pessoal e profissional.

Promovido anualmente pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), o encontro contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis e oficinas abordando temas que vão desde tecnologia e inovação até longevidade, liderança feminina e saúde emocional.

O tema da edição 2025 foi “Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”.

A presidente do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait, ressaltou os impactos do evento ao inspirar as empreendedoras a avançarem em seus negócios com confiança e liberdade.

“Um evento incrível, que oferece conhecimento, inspiração e liberdade para as mulheres serem elas mesmas. Tenho certeza que transformamos vidas, e o evento realmente transformou. Foi uma experiência maravilhosa que, com o apoio dos patrocinadores e parceiros, trouxe exatamente o que esperávamos: liberdade para empreender e inspiração para as mulheres”, destaca Ana Cláudia.

Segundo o CMEC, o evento já impactou mais de 100 mil mulheres ao longo das seis edições e inspirou mais de 2 mil pequenos negócios com a sua programação.

Conexões entre mulheres empreendedoras

As participantes tiveram a oportunidade de estabelecer conexões, tanto pessoais quanto comerciais, com mulheres de diversas regiões do país. A empresária de artesanato de Iracemápolis (SP), Priscila Norte, fundadora da Arte em Pregas (@arte_em_pregas), afirmou que o encontro é essencial para fortalecer o networking entre empreendedoras brasileiras.

“O Liberdade para Empreender é um evento de mulheres, conexão e aprendizado que impacta diretamente nossos negócios no dia a dia. Levar esse conhecimento para casa é fundamental”, comenta Priscila.

Diretamente do Norte do país, Luna Novais (@lunanovaisoficial), palestrante de treinamentos empresariais e uma das diretoras do CMEC Palmas (TO), destacou a importância do evento para estimular a atualização constante no universo empresarial.

“Ministro palestras de treinamentos empresariais e sei o quanto é essencial nos manter atualizadas e conectadas com outras mulheres que, assim como nós, enfrentam os desafios do empreendedorismo. O CMEC está de parabéns pela organização, pela proposta e por possibilitar essa conexão com mulheres importantes, fortes e empreendedoras que buscam cada vez mais liberdade para empreender”, conclui Luna.

Tecnologia e inovação

Além de promover conexões entre mulheres, o CMEC reuniu especialistas para tratar de assuntos voltados ao fortalecimento dos negócios femininos. No painel “Como usar IA para alavancar sua vida e seus negócios”, foi destacada a importância da adaptação às novas tecnologias e da modernização para aumentar vendas e presença no mercado.

A apresentação foi conduzida por Fernanda Bornhausen, empresária, conselheira, mentora e psicóloga, e Raffael Nunes, estrategista de vendas e especialista em Inteligência Artificial.

Foram demonstradas várias ferramentas que facilitam o dia a dia nas vendas e no marketing digital, como o Gemini 3.0 e o Genspark AI.

Fernanda Bornhausen comentou que o uso da IA permitirá que as empresárias tenham mais tempo para cuidar de si mesmas e enfrentem os desafios do empreendedorismo com mais leveza. “A Inteligência Artificial bem aplicada amplia nossa capacidade e nos faz sonhar grande”, afirmou durante sua fala.

No painel “Inovar e empreender: transformando desafios em oportunidades”, a CEO, investidora e participante do Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli, ressaltou a importância da inovação para o sucesso das mulheres nos negócios. Segundo ela, a inovação auxilia na venda e na produção de conteúdo para as redes sociais, destacando a atuação feminina – seja em produtos ou serviços. “Todo negócio precisa de um toque de inovação, porque ela ajuda você a vender”, explicou.

Liderança, equilíbrio emocional e amizade

O evento também abordou temas como liderança empresarial e equilíbrio emocional. Os principais painéis foram:

  • “Liderança Humanizada: confiança e criatividade”, com a atriz e palestrante Denise Fraga;
  • “Equilíbrio das Emoções”, com Maria Paula Fidalgo, atriz, apresentadora, escritora e psicóloga;
  • “Entre Amigas”, com Ana Cláudia Badra Cotait, presidente nacional do CMEC; Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Towers; e Sônia Hess, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

CMEC

O CMEC está vinculado à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e funciona como um conselho deliberativo dentro da entidade. A Confederação oferece infraestrutura e suporte para o funcionamento do CMEC Nacional, que tem como objetivo fortalecer e promover o empreendedorismo feminino em todo o país por meio da rede das Associações Comerciais.
 

]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top