Culinária típica encanta o público na quarta noite da Expoferr Show 2025

Gastronomia Diversificada Arroz Carreteiro Venicius Carvalho Ascom Iater 2

Na quarta e penúltima noite da Expoferr Show 2025, o público pôde degustar diversas iguarias da gastronomia roraimense. O destaque ficou por conta da terceira edição da damurida, preparada por mulheres indígenas macuxi.

Foram distribuídas 600 porções nesta terceira edição, cem a mais do que na anterior.

A secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, ressaltou a valorização da cultura e das tradições indígenas nesta edição do evento.

“O Governo tem fortalecido cada vez mais a cultura e a tradição indígenas por meio da degustação da damurida; é uma maneira de apresentar essa iguaria a quem ainda não a conhece, para que possa prová-la e saboreá-la”, afirmou.

A damurida foi preparada com 50 kg de tambaqui sem espinhas, adquirido diretamente de produtores indígenas de Roraima, além de pimentas e outros temperos.

Francys Castro, enfermeiro, aprovou a iguaria. “Minha esposa viu a divulgação na TV e viemos provar a culinária dos povos originários — é muito saborosa. Recomendo a todos que prestigiem e provem essa tradição gastronômica roraimense”, disse.

A servidora pública Andreza de Carvalho também elogiou a damurida. “Nunca tinha experimentado esse prato tão comentado da nossa região; só ouvia falar e hoje tive a oportunidade — está excelente, parabéns a todos”, agradeceu.

Apresentação cultural

No estande da Sepi, além de saborear a damurida, os visitantes acompanharam uma apresentação de dança da Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima – Kapói, e a exposição de itens como colares, pulseiras e brincos produzidos com sementes de açaí por diversas comunidades indígenas que recebem apoio e incentivo do Governo.

Arroz carreteiro

Além da damurida, a Expoferr Show 2025 ofereceu arroz carreteiro aos visitantes — um prato típico do Rio Grande do Sul que já se incorporou à tradição de Roraima.

O prato foi preparado pela equipe do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural). Cerca de 800 porções foram servidas aos visitantes da feira.

De acordo com o gerente de assistência técnica do Iater, Francisco Oliveira, a degustação funciona como uma confraternização entre servidores e visitantes da Expoferr.

“Estamos na terceira edição; é um prato tradicional que reúne culturas de várias regiões, especialmente a nossa. Agradecemos o apoio do Governo do Estado e das instituições parceiras”, frisou.

O taxista Eronilson Lopes trouxe a família para visitar a Expoferr 2025 e aprovou a refeição.

“Estamos visitando pela primeira vez e o carreteiro está maravilhoso. O espaço está tranquilo e seguro, muito bom para a família”, elogiou.

Peixe defumado

Pela primeira vez, visitantes da Expoferr 2025 puderam saborear peixe defumado. Quem passou pela Rota do Agro, no Pavilhão da Agricultura Familiar, aproveitou a iguaria.

Cerca de 15 kg de peixes defumados — pacu e surubim — foram oferecidos para degustação. A iniciativa partiu do Centro de Ciência Agrária da UFRR (Universidade Federal de Roraima), em parceria com o Iater.

Segundo o diretor do Centro, André Siqueira, o peixe defumado é uma técnica milenar entre os povos indígenas e apresenta um sabor diferenciado.

“É um processo que permite o aproveitamento de peixes de menor valor comercial. Hoje usamos pacu e surubim, que passam pelo processo de salga, ganhando sabor acentuado; além disso, é uma opção saudável para a população”, informou.

Expoferr Show 2025

Maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) está sendo realizada entre os dias 4 e 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174 sentido norte, zona rural de Boa Vista.

Pela primeira vez, o evento é organizado pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas visitem a feira e que o volume de negócios nos cinco dias de evento alcance R$ 1 bilhão em prospecção.

A exposição-feira contará com a participação de 36 artistas locais, distribuídos entre a Arena do Rodeio e o Espaço da Cultura Local, além de oito artistas nacionais. Após as apresentações de Taty Girl, Murilo Huff, Natanzinho Lima, banda Forró Anjo Azul, Manu Bahtidão e João Gomes, sobem ao palco Zé Felipe e Pablo no dia 08/11.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top