Duas empreendedoras de Boa Vista representam Roraima na Academia para Mulheres Empreendedoras (AWE): Val Bezerra, 50 anos, e Iohanna Felinto Sousa, 24 anos. Elas foram as únicas selecionadas do estado para a edição 4.0 da iniciativa, entre 100 participantes de todo o Brasil.
Promovida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Academy for Women Entrepreneurs incentiva o empreendedorismo feminino por meio de capacitação, mentorias gratuitas e oportunidades de capital semente. As participantes começaram as aulas online em setembro e encerram o ciclo em novembro. Em dezembro, terão um encontro em São Paulo para apresentar seus planos de negócio e concorrer a prêmios que podem alavancar seus projetos.
Val e Iohanna são atendidas pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV). Criada em 2022 para apoiar micro e pequenos negócios da capital, a agência já aportou mais de R$ 8 milhões em empreendimentos, alcançando mais de 2 mil empreendedores. Além do crédito orientado, a AME oferece capacitações, mentorias e visibilidade, inclusive com participação em eventos relevantes da cidade.
“Atualmente a agência disponibiliza nove modalidades de crédito, direcionadas a públicos variados, incluindo jovens e mulheres, fomentando o desenvolvimento econômico e impulsionando histórias de sucesso como as da Val e da Iohanna. Nosso objetivo é abrir caminhos para que eles se destaquem no país e no exterior”, afirmou Luciana Surita, diretora-presidente da AME BV.
Uma grande virada – Val Bezerra é dona da “Daval Alimentos Amazônicos”, empresa que produz molhos de pimenta com ingredientes da Amazônia, criada há um ano e meio. Ela define a participação na AWE como uma mudança decisiva em sua trajetória pessoal e profissional.
“Para ser honesta, quando me inscrevi não esperava ser escolhida. Pensei: ‘Eu nem falo inglês. Como vou participar?’. Quando recebi o e-mail informando que estava entre as 100 selecionadas de 744 inscritas, fiquei sem acreditar. As aulas têm legendas e consigo acompanhar”, recorda Val.
Ela ressalta também o papel da AME BV como parceira essencial no desenvolvimento do negócio. “Participar deste programa, depois do apoio da AME, tem sido como ganhar na loteria. Com os parceiros certos, vamos mais longe. Estar na AWE 4.0 me mostrou que posso ir muito além”, comemora.
Empreendedorismo jovem e feminino em evidência
Para Iohanna Felinto Sousa, representar Roraima na AWE é fonte de orgulho e compromisso. “Defendo o empreendedorismo feminino e jovem. Participar de um programa com alcance internacional é uma benção para o meu negócio”, diz Iohanna.
Ela conta que a entrada na AME BV foi o ponto de partida para fortalecer a loja “Para Recordar – Canecas e Presentes Personalizados”. “A AME foi a primeira política pública que me alcançou como empreendedora. Ali fui acolhida, incentivada e passei a acreditar mais em mim. Estar na AWE é mais um degrau dessa caminhada, e tudo isso começou com o apoio da AME”, acrescentou.




